HISTÓRIA – ENEM 2016
1. (Enem-Mec –
2016)
Pois quem seria tão inútil ou indolente a ponto de não
desejar saber como e sob que espécie de constituição os romanos conseguiram em
menos de cinquenta e três anos submeter quase todo o mundo habitado ao seu governo
exclusivo — fato nunca antes ocorrido? Ou, em outras palavras, quem seria tão
apaixonadamente devotado a outros espetáculos ou estudos a ponto de considerar
qualquer outro objetivo mais importante que a aquisição desse conhecimento?
POLÍBIO. História. Brasília: Editora UnB, 1985.
A experiência a que se refere o historiador Políbio, nesse texto escrito
no século II a.C., é a
a) ampliação do contingente de camponeses livres.
b) consolidação do poder das falanges hoplitas.
c) concretização do desígnio imperialista.
d) adoção do monoteísmo cristão.
e) libertação do domínio etrusco.
X.
Resposta: c.
2. (Enem-Mec – 2016)

SATRAPI, M. Persépolis. São Paulo: Cia. das Letras, 2007 (adaptado).
A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre
a) conflito trabalhista e engajamento sindical.
b) organização familiar e proteção à infância.
c) centralização econômica e pregação religiosa.
d) estrutura educacional e desigualdade de renda.
e) transformação política e modificação de costumes.
X.
Resposta: e.
3. (Enem-Mec – 2016)

Uma scena franco-brazileira: “franco” — pelo local e os personagens, o
local que é Paris e os personagens que são pessôas do povo da grande capital;
“brazileira” pelo que ahi se está bebendo: café do Brazil. O Lettreiro diz a
verdade apregoando que esse é o melhor de todos os cafés. (Essa página foi
desenhada especialmente para A Illustração Brazileira pelo Sr. Tofani,
desenhista do Je Sais Tout.)
A
Illustração Brazileira, n. 2, 15 jun. 1909 (adaptado).
A página do periódico do início do século XX documenta um importante
elemento da cultura francesa, que é revelador do papel do Brasil na economia
mundial, indicado no seguinte aspecto:
a) Prestador de serviços gerais.
b) Exportador de bens industriais.
c) Importador de padrões estéticos.
d) Fornecedor de produtos agrícolas.
e) Formador de padrões de consumo.
X.
Resposta: d.
4. (Enem-Mec – 2016)
TEXTO I

Imagem
de São Benedito. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br. Acesso
em: 6 jan. 2016 (adaptado).
TEXTO II
Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para atrair
novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando e
estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos
fiéis os ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser imitados por
escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito
diferentes das que preconizava a fé católica.
OLIVEIRA, A. J. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional,
n. 20, maio 2007 (adaptado).
Posteriormente ressignificados no interior de certas irmandades e no
contato com outra matriz religiosa, o ícone e a prática mencionada no texto
estiveram desde o século XVII relacionados a um esforço da Igreja Católica para
a) reduzir o poder das confrarias.
b) cristianizar a população afro-brasileira.
c) espoliar recursos materiais dos cativos.
d) recrutar libertos para seu corpo eclesiástico.
e) atender a demanda popular por padroeiros locais.
X.
Resposta: b.
5. (Enem-Mec – 2016)
Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a
judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a
concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e
negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele
ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram
entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa
nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua
militância política.
GRIMBERG, K. Nova língua
interior: 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de
Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).
Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi
o(a)
a) receio do controle sionista sobre a economia nacional.
b) reserva de postos de trabalho para a mão de obra local.
c) oposição do clero católico à expansão de novas religiões.
d) apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes.
e) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.
X.
Resposta: e.
6. (Enem-Mec – 2016)
O coronelismo era fruto de alteração na relação de
forças entre os proprietários rurais e o governo, e significa o fortalecimento do
poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o
coronelismo é, então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre
o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o
delegado de polícia até a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao
governo, sobretudo na forma de voto.
CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história
política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998 (adaptado).
No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas
descritas baseavam-se na
a) coação das milícias locais.
b) estagnação da dinâmica urbana.
c) valorização do proselitismo partidário.
d) disseminação de práticas clientelistas.
e) centralização de decisões administrativas.
X.
Resposta: d.
7. (Enem-Mec – 2016)

Disponível em:
www.imageforum-diffusion.afp.com. Acesso em: 6 jan. 2016.
O regime do Apartheid adotado
de 1948 a 1994 na África do Sul fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo
racial. Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que
regulamentava o(a)
a) concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima
do uso da terra.
b) boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses
sem resistência armada.
c) sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas
cerimônias oficiais do Estado.
d) controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar
em determinadas áreas das cidades.
e) exclusão do mercado de trabalho, negando à população negra o acesso
aos bens de consumo.
X.
Resposta: d.
8. (Enem-Mec – 2016)
A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das suas
mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia, autonomia e mobilidade. A
sua presença, que fora atestada por viajantes e por missionários portugueses
que visitaram a costa a partir do século XV, consta também na ampla
documentação sobre a região. A literatura é rica em referências às grandes
mulheres como as vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a autonomia
e mobilidade, é tão típico da região.
HAVIK, P. Dinâmicas e assimetrias
afro-atlânticas: a agência feminina e representações em mudança na Guiné
(séculos XIX e XX). In: PANTOJA, S. (Org.). Identidades, memórias e histórias em terras africanas. Brasília:
LGE; Luanda: Nzila, 2006.
A abordagem realizada pelo autor sobre a vida social da África Ocidental
pode ser relacionada a uma característica marcante das cidades no Brasil
escravista nos séculos XVIII e XIX, que se observa pela
a) restrição à realização do comércio ambulante por africanos
escravizados e seus descendentes.
b) convivência entre homens e mulheres livres, de diversas origens, no
pequeno comércio.
c) presença de mulheres negras no comércio de rua de diversos produtos e
alimentos.
d) dissolução dos hábitos culturais trazidos do continente de origem dos
escravizados.
e) entrada de imigrantes portugueses nas atividades ligadas ao pequeno
comércio urbano.
X.
Resposta: c.
9. (Enem-Mec – 2016)
O que ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das outras
situações de contestação política na América portuguesa, é que o projeto que
lhe era subjacente não tocou somente na condição, ou no instrumento, da integração
subordinada das colônias no império luso. Dessa feita, ao contrário do que se
deu nas Minas Gerais (1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência.
JANCSÓ, I.; PIMENTA, J. P. Peças
de um mosaico. In:
MOTA, C. G. (Org.). Viagem
incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000.
A diferença entre as sedições abordadas no texto encontrava-se na
pretensão de
a) eliminar a hierarquia militar.
b) abolir a escravidão africana.
c) anular o domínio metropolitano.
d) suprimir a propriedade fundiária.
e) extinguir o absolutismo monárquico.
X.
Resposta: b.
10. (Enem-Mec – 2016)

O Cruzeiro, década de 1960. Disponível em:
www.memoriaviva.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
No anúncio, há referências a algumas das transformações ocorridas no
Brasil nos anos 1950 e 1960. No entanto, tais referências omitem transformações
que impactaram segmentos da população, como a
a) exaltação da tradição colonial.
b) redução da influência estrangeira.
c) ampliação da imigração internacional.
d) intensificação da desigualdade regional.
e) desconcentração da produção industrial.
X.
Resposta: d.
11. (Enem-Mec – 2016)
TEXTO I

Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 6 abr. 2016.
TEXTO II
A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas
de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que
diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de
especialistas, revejam as imagens e alegorias do seu passado, do que querem
guardar e definir como próprio e identitário.
ABREU, M.; SOIHET, R.; GONTIJO,
R. (Org.). Cultura política e leituras
do passado: historiografia e ensino
de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
O texto chama a atenção para a importância da proteção de bens que, como
aquele apresentado na imagem, se identificam como:
a) Artefatos sagrados.
b) Heranças materiais.
c) Objetos arqueológicos.
d) Peças comercializáveis.
e) Conhecimentos tradicionais.
X.
Resposta: e.
12. (Enem-Mec – 2016)
A Operação Condor está diretamente vinculada às
experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo
Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner),
foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e
Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras
civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional
e tendo como principais características um anticomunismo militante, a
identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas
e a definição de fronteiras ideológicas.
PADRÓS, E. S. et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio
Grande do Sul (1964-1985): história e memória. Porto Alegre: Corag, 2009
(adaptado).
Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação
tinha como objetivo coordenar a
a) modificação de limites territoriais.
b) sobrevivência de oficiais exilados.
c) interferência de potências mundiais.
d) repressão de ativistas oposicionistas.
e) implantação de governos nacionalistas.
X.
Resposta: d.
13. (Enem-Mec – 2016)
A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura
complexa, em que cada elemento se ajusta aos demais. A Justiça do Trabalho é
apenas uma das peças dessa vasta engrenagem. A presença de representantes classistas
na composição dos órgãos da Justiça do Trabalho é também resultante da montagem
dessa regulação. O poder normativo também reflete essa característica.
Instituída pela Constituição de 1934, a Justiça do Trabalho só vicejou no
ambiente político do Estado Novo instaurado em 1937.
ROMITA, A. S. Justiça do
Trabalho: produto do Estado Novo. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.
A criação da referida instituição estatal na conjuntura histórica
abordada teve por objetivo
a) legitimar os protestos fabris.
b) ordenar os conflitos laborais.
c) oficializar os sindicatos plurais.
d) assegurar os princípios liberais.
e) unificar os salários profissionais.
X.
Resposta: b.
14. (Enem-Mec – 2016)
TEXTO I
Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos
habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente brasília” e, ocasionalmente no
século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao
status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos
“negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer
outro.
SCHWARTZ, S. B. Gente da terra
braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, C.
G. (Org.). Viagem incompleta: a
experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).
TEXTO II
Índio é um conceito construído no processo de conquista
da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de
forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis,
portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma
povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas.
SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São
Paulo: Contexto, 2005.
Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos
europeus, durante o período analisado, são reveladoras da
a) concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado.
b) percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações
ameríndias.
c) compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios
conquistados.
d) transposição direta das categorias originadas no imaginário medieval.
e) visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.
X.
Resposta: c.
15. (Enem-Mec – 2016)
TEXTO I

Tradução: “As mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para
se viver”.
Disponível em:
www.propagandashistoricas.com.br. Acesso em: 16 out. 2015.
TEXTO II
Metade
da nova equipe da Nasa é composta por mulheres
Até hoje, cerca de 350 astronautas americanos já
estiveram no espaço, enquanto as mulheres não chegam a ser um terço desse
número. Após o anúncio da turma composta 50% por mulheres, alguns internautas escreveram
comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais.
Disponível em:
https://catracalivre.com.br. Acesso em: 10 mar. 2016.
A comparação entre o anúncio publicitário de 1968 e a repercussão da
notícia de 2016 mostra a
a) etilização da carreira científica.
b) qualificação da atividade doméstica.
c) ambição de indústrias patrocinadoras.
d) manutenção de estereótipos de gênero.
e) equiparação de papéis nas relações familiares.
X.
Resposta: d.
16. (Enem-Mec – 2016)
Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o
período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia
ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou
com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as
depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na
movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29
anos.
O álbum dos presidentes: a
história vista pelo JB. Jornal do Brasil,
15 nov. 1989.
O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à
conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na
a) representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo.
b) detenção de lideranças populares por crimes de subversão.
c) presença de políticos com trajetórias no regime autoritário.
d) prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais.
e) estabilidade da economia com o congelamento anual de preços.
X.
Resposta: c.
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