quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COMO FAZER UM TRABALHO DE PESQUISA


Como fazer uma pesquisa e apresentá-la de maneira adequada

Prof. Gonçalo Francisco de Pontes Filho.

            Mais ou menos a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental II, é comum encontrarem-se os alunos às voltas com apresentações de trabalhos, frutos de consultas bibliográficas, em diferentes disciplinas ou áreas de estudos.
            Em geral, não gostam de realiza-los porque não sabem faze-los, acham-nos difíceis e não vêem objetivos na realização das tarefas.
            Os professores pedem o trabalho e os alunos vão à luta, muitas vezes apenas com uma idéia vaga do que devem fazer e sabendo que devem observar as normas técnicas. Mas de que normas estamos falando?
            A fim de realizar adequadamente uma pesquisa, devemos observar alguns procedimentos básicos, tanto para o professor, quanto para o aluno. É preciso, também, conhecer as etapas da pesquisa e a maneira correta de organizar e apresentar o trabalho realizado. Assim, tudo fica mais fácil. E então, mãos à obra?

            Procedimento do professor      

a- Apresentar um roteiro, o título e os tópicos principais a serem desenvolvidos.
b- Indicar uma bibliografia preliminar, bastante ampla, da qual os alunos escolherão os títulos que vão constituir a sua bibliografia.
c- Indicar livros a serem consultados pelos alunos.

            Procedimentos dos alunos

A - Selecionar as fontes que vão consultar.
B - Examinar os títulos e fazer anotações sobre o que lhe interessa.
C - Organizar as anotações, em função do roteiro estabelecido.
D - Construir seu próprio texto, redigir.
E - Ilustrar a matéria produzida, fazendo suas próprias ilustrações ou selecionando-as de materiais prontos.
F - Enriquecer o trabalho com mapas, gráficos, reportagens, entrevistas, se for o caso.

Etapas da pesquisa:

  Vamos relembrar o que deve ser feito:

@ Consulta e seleção das fontes de informação.
@ Comparação das informações.
@ Resumo e redação final.

Organização do trabalho


Produzido o texto e definidas torna-se necessário organizar o trabalho, atentando para a seqüência das partes que identificamos a seguir:

1-     Capa
Contêm o titulo do trabalho, que deverá dar idéia geral do que vai ser exposto.

      2 -  Folha de rosto

É a parte em que aparecem o nome completo da escola, o nome do aluno, seu número na chamada, o número da turma, a disciplina, o nome do professor, a data de entrega do trabalho e novamente o título.
                        Não é numerada, mas conta para a numeração das de mais folhas.

3-     Sumário

Apresenta as partes componentes do trabalho – introdução, desenvolvimento e conclusão – com seus tópicos sub tópicos, bibliografia, anexo e respectiva página de abertura de cada item. A folha não é numerada, mas considerada, para a numeração das demais.

4-     Introdução

Apresenta de forma sintético conteúdo do trabalho, os aspectos do assunto que são abordados, bem como o objetivo do trabalho.

5-     Desenvolvimento

Neste item mostra-se o produto do trabalho de pesquisa, o que se conseguiu obter sobre cada tópico-guia, além de outros dados como curiosidades e trechos de entrevistas. Envolve um trabalho de elaboração de texto e não simplesmente cópia das notas conseguidas nas diferentes consultas bibliográficas. 
O texto – que não deve ser uma colcha de retalio – deve ser claro, coerente com os tópicos – guia, apresentar suas partes concatenadas umas às outras, deve está enquadrado na folha, ter as ilustrações  pertinentes com texto e bem localizadas.

6-     Conclusão

É o fecho do trabalho. Deve apresentar o seu pensamento sobre o assunto pesquisado. É o momento em que o aluno toma posição diante do que descobriu, estudando o tema proposto.É de elaboração pessoal de quem realizou o trabalho. Manifesta a compreensão ou interpretação do aluno relativamente ao tema.
Ao fato de ter gostado ou não do trabalho não caracterize uma conclusão.

7-     Bibliografia

Contém a relação dos livros efetivamente utilizados pelo aluno, a partir da bibliografia preliminar oferecida pelo professor. Nada impede que o aluno acrescente outros títulos de sua livre escolha e que foram adicionados a listagem original.
A apresentação da bibliografia deve atender as normas técnicas vigentes. Para cada caso, deve conter o nome do autor, começando pelo último sobrenome; nome do livro – em destaque; local de edição; nome da editora; ano de edição.
Se for usado dicionário, enciclopédia ou similar, deve ser colocado o nome da obra em letras minúsculas, volume e paginas consultada.

8-     Anexos

São elementos acessórios que aparecem, geralmente, ao final do trabalho, com mapas, gráficos, desenhos, reportagens, entrevistas utilizadas para enriquecer o texto.
Devem ter finalidade funcional e valor complementar. São designados por anexos, sendo numerados sempre

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