sexta-feira, 27 de maio de 2016

Exercício complementar do 7º e 1º Ano do 2º B

1.     1. Relacione as colunas:

(A) Boccaccio                               (     ) Monalisa
(B) Camões                                  (     ) O Nascimento de Adão
(C) Dante Alighieri                        (     ) Madona
(D) Leonardo da Vinci                   (     ) Decameron
(E) Michelangelo                           (     ) Os Lusíadas
(F) Rafael                                      (     ) A Divina Comedia
(G) Willian Shakespeare               (     ) Romeu e Julieta

2.  Aonde teve o inicio:
a) A Reforma Protestante?
                                                                                                                                                                                                                                                    
b) O Renascimento Cultural?
                                                                                                                                                                      
3. A exaltação e glorificação do homem, colocado no centro de todos as preocupações e da produção no artísticas, cientifica e filosófica. Estamos falando:
(A) Antropocentrismo
(B) Mecanismo
(C) Racionalismo
(D) Teocentrismo
(E) Universalismo

4. Foi um dos expoentes da ciência renascentista, que rompeu com a visão aristotélica de um mundo estático, sugerido a ideia de  um universo infinito foi torturado é queimado vivo na fogueira Inquisição.
(A) Galileu Galilei
(B) Giordano Bruno
(C) Leonardo da Vinci
(D) Nicolau Copérnico
(E) Thomas Morus
5. Em Wittemberg, na Alemanha, um monge agostiniano considerou a venda de indulgência uma        pratica inaceitável e elaborou uma lista com 95 teses, pelas quais explicava por que era contrariado a pratica. Estamos falando de:
(A)  Henrique VIII
(B) João Calvino
(C) Leonardo da Vinci
(D) Martinho Lutero
(E) Nicolau Copérnico
6. Autor de Política Segundo as Sagradas Escrituras, onde justificava o poder do rei sob a óptica religiosa. Por isso, foi considerado um dos criadores da teoria do direito divino dos reis. Estamos falando de:
(A) Nicolau Maquiavel;
(B) Jean Bodin;
(C) Thomas Hobbes;
(D) Jacques Bossuet;
(E) Leonardo da Vinci.

7. Quais os 04 mais importantes reinos cristãos na península Ibérica, na Idade Media?

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________________.

8. Quais são os dois principais interesses da Burguesia na formação dos Estados Nacionais Modernos ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Por que ocorreu a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), entre a França e a Inglaterra?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

10. O que vem a ser o Antropocentrismo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

11.  O Renascimento e a Reforma Religiosa tiveram inicio respectivamente:
(A)  Na Itália e na Alemanha;
(B)  Na França e na Itália;
(C)  Na Alemanha e na Itália;
(D)  Na Espanha e na França;
(E)  No Brasil e na Alemanha.

12.  (UEL) Considere os itens adiante:
I. “... a busca da perfeição no retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se estudos de anatomia, técnicas de cores, perspectivas...”
II. “... o teocentrismo, o coletivismo, a tradição marcaram as obras de arte do período e estiveram presentes na pintura, na arquitetura e na escultura...”
III.“... procuram explicar o mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas do período anterior. O grande destaque é a utilização do método experimental...”
O Renascimento é identificado em:
(A)   Somente II.
(B)   Somente I e II.
(C)   Somente I e III.
(D)   Somente II e III.
(E)   I, II e III.

13. (PUC-SP) O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária (conforme se mostrou) das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de manter em respeito, forçando-os por medo do castigo ao cumprimento de seus pactos e ao respeito àquelas leis da natureza (...)
(Hobbes, T. “Das causas, geração e definição de um Estado”. In: Leviatã. São Paulo: Abril Cultura, 2ª ed. 1979, p. 103)
Considerando o fragmento acima, podemos dizer que Thomas Hobbes, pensador inglês do séc. XVII defende a noção de que:
(A)  Apenas um Estado democrático, surgido de um ato de liberdade dos cidadãos, teria legitimidade para criar leis e zelar pela segurança e demais necessidades sociais.
(B)  Certos indivíduos, extraordinariamente, quando apaixonados, amam dominar os outros e é preciso forçá-los, através do castigo, a manter o respeito; essa seria a função do Estado.
(C)  O Estado resulta do desejo dos indivíduos de garantir a propriedade privada, para deixar de ter uma condição mísera e participar ativamente do pacto social.
(D)  O homem é naturalmente bom, mas a vida social o corrompe, fazendo com que passe a querer dominar a liberdade dos outros; o nascimento do Estado é diretamente responsável por essa corrupção.
(E)  Os homens são naturalmente inaptos para a vida social, a menos que constituam uma autoridade à qual entreguem sua liberdade em troca de segurança.

14. (UFUb-MG) Reforma Religiosa, Renascimento e Humanismo são movimentos europeus dos séculos XV e XVI integrantes de um mesmo conjunto de fenômenos que no plano religioso, artístico, cultural e filosófico, revelaram:

(A)  A intensa vida cultural dos centros urbanos da Itália e da França;
(B)  O espírito cientifico e especulador dos intelectuais do período, diretamente ligados à Igreja;
(C)  A completa identificação entre os valores da Antiguidade Clássica e da modernização européia;
(D)  A reação anticristã da burguesia européia à dominação religiosa exercida pela Santa Sé;
(E)  As crises decorrentes do confronto dos comportamentos e idéias da sociedade feudal com aqueles relacionados com a sociedade capitalista em formação.

15. A exaltação e glorificação do homem, colocado no centro de todos as preocupações e da produção  artísticas, cientifica e filosófica. Estamos falando:
(A) Antropocentrismo
(B) Mecanismo
(C) Racionalismo
(D) Teocentrismo
(E) Universalismo

16.  O berço do renascimento foi a Itália e esse fator pioneiro foi devido:
(A) À tradição Clássica e as Grandes Navegações;
(B) À tradição Clássica e ao desenvolvimento do comercio;
(C) Ao Mecenato e a influência de todas as Civilizações Orientais;
(D) À Reforma Religiosa e a tradição Clássica.

17. O regime absolutista caracterizava-se, nos séculos XV a XVII:

(A) Pela aliança da burguesia com a Igreja;
(B) Pela concentração dos poderes nas mãos do rei;
(C) Pela divisão de poderes entre legislativo, executivo e judiciário;
(D) Pela aliança da burguesia coma a nobreza.

18. A causa imediata da revolta de Lutero na Alemanha foi a venda de Indulgências, por ordem do Papa Leão X, que excomungou Lutero. Este por sua vez:

(A) Aceitou a excomunhão e parou o movimento reformista;
(B) Recebeu o apoio da população campesine e iniciou a reforma;
(C) Queimou a bula papal de excomunhão em praça pública;
(D) Pediu ao papa que revogasse a sua excomunhão.

19. É considerado um dos maiores escultores do mundo. Entre suas obras destacam-se ¨Moises¨ e ¨Pietà¨, além de se o responsável do avesco do teto da Capela Sistina.

(A) Botticelli;
(B) Leonardo da Vinci;
(C) Miguel Ângelo;
(D) Tintoretto.

20. A camada social que apoiou Lutero foi:

(A) A burguesia;
(B) Os camponeses;
(C) Os príncipes;
(D) Os servos.

21. Escreva os pontos comuns entre o Luteranismo e o Calvinismo:


22. Assinale (C) para as frases que estiverem certas e (E) para as que estiverem erradas:
1.   (        ) A cultura renascentista pode ser classificada como uma cultura burguesa;
2.   (        ) Pelo Ato de Supremacia, o rei da Inglaterra passava a ser o chefe da Igreja na Inglaterra;
3.   (        ) O poder do rei por direito divino foi defendido por Jacques Bossuet;
4.   (        ) O desenvolvimento comercial das cidades italianas foi uma importante causa para o Renascimento cultural desse pais.
5.   (        ) Os mecenas eram pessoas ricas que protegiam os artistas;
6.   (        ) Nicolau Maquiavel foi o autor de “O Príncipe”. Onde ele justificava o absolutismo para a manutenção de Estado forte.
7.   (        ) O fortalecimento do feudalismo foi uma das causas do regime absolutista;
8.   (        ) Martim Lutero aceitava a predestinação da alma como salvação;
9.   (        ) Os princípios luteranos estão contidos na “Confissão de Ausgsburgo”, redigida por Filipe de Melanchoton;
10. (        ) A Inglaterra teve apenas uma dinastia absolutista, a Tudor;

23. Complete as lagunas de forma correta:
1.   O ultimo rei absolutista inglês foi ____________________ , deposto por um movimento conhecido como __________________________________ .
2.   “Os homens viviam em guerras. Para não haver destruição da espécie, resolveram fazer um contrato. Entregaram seus direitos ao Estado em troca de segurança.” Essa teoria, justificando o Estado absolutista foi formulada por ______________________________ .
3.   A classe social que apoiou a reforma ____________________ foi a burguesia;
4.   A ___________________ foi um movimento religioso, politico e econômico ocorrido no século XVI.
5.   Na Idade Média, o grande papel da _______________ foi o de haver preservado a cultura clássica, para a cultura universal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário