ROTEIRO DE VISITAÇÃO À NOVA IGUAÇU
·
Introdução
com a música:
Sapopemba e Maxambomba (Wilson Moreira e Nei Lopes) –
Interprete: Zeca Pagodinho.
·
Apresentação
de fotos antigas e atuais de Nova Iguaçu.
·
Objetivo:
Levar os nossos alunos a reconhecer a importância histórica de onde eles vivem
e convivem e como se deu esse processo de formação.
·
Dependendo
da Via de acesso usada para chegar ao centro de Nova Iguaçu, o roteiro pode se
alterado.
·
Via
Férrea ou Super Via;
·
Avenida
Roberto Silveira;
·
Via
Light;
Principais
Vias de Acesso: Estrada de Madureira ou RJ 109;
·
Avenida
Bernadino de Melo;
·
Avenida
M. Floriano Peixoto (está avenida ainda tem dois outros nomes: Avenida Tancredo
Neves (antiga Guadalajara) até a altura da rodoviária e Getúlio de Moura após o
Colégio Leopoldo, só sendo M. F. Peixoto no centro);
·
Rua
Barros Junior;
Perímetro Urbano de Nova Iguaçu
·
Os
casarões e sobrados do Centro, em diversas ruas do Centro, entre elas as ruas
Floresta Miranda, Humberto Gentil Baróne, Getúlio Vargas, Athaíde Pimenta de
Morais, Alberto Soares, Barão de Tinguá, Paulo Froés Machado, travessa Moura e França Soares, entre outras;
·
A
Praça da Liberdade com o Obelisco Central em homenagem ao Comendador Soares, em
1933;
·
A
Estação Ferroviária;
·
O
Prédio do Antigo Fórum, situado na esquina da Rua Paulo Froés com a Avenida
Bernadino de Melo;
·
Na
rua Getúlio Vargas, mais conhecida com a rua dos Cartórios, encontramos:
·
A
Casa de Cultura Silvio Monteiro, da Prefeitura Municipal de N. Iguaçu;
·
A
Vila Maria (1928);
·
Igreja
de São Jorge e Nossa Senhora de Fátima (ela foi construída no antigo espaço da
Delegacia de Policia);
·
Hospital
de Caridade Iguassu (Fundado por Getúlio Vargas em 1935);
·
Alguns
casarões e sobrados nas Ruas em volta a praça da Igreja de São Jorge e Nossa S.
de Fátima (Humberto Gentil Baróne, Getúlio Vargas, Paulo Froés Machado, entre
outras);
·
Colégio
Iguaçuano;
·
Buraco
do Getúlio, passagem subterrânea sob a Via Férrea, que ligar as Avenidas
Bernadino de Melo e Marechal Floriano Peixoto;
OBS.: Muitas pessoas pensam que a passagem chama-se Getúlio
Vargas, mas é Getúlio de Moura.
·
No
Inicio da Estrada de Madureira ou Avenida Abílio Augusto Távora ou RJ 109,
encontramos:
·
Barracão
de Laranja;
·
A
Casa de Joaquina;
·
Painel
em Azulejo da Companhia de Laranja Fama, que fica no atual Bingo de Nova
Iguaçu;
·
No
final da rua Athaíde Pimenta de Morais a Passarela Caracol;
·
A
Igreja Matriz de Santo Antônio;
·
A
atual sede da Câmara de Vereadores;
·
Casarões
e sobrados da Avenida Governador Amaral Peixoto;
·
Antiga
sede da Câmara de Vereadores;
·
O
antigo espaço do Teatro Arcádia atualmente o Colégio Tamandaré;
·
Instituto
de Educação Rangel Pestana;
·
A
matriz da 1ª igreja Batista;
·
O
Colégio Leopoldo, um dos primeiros colégios fundado em Nova Iguaçu;
·
A
matriz da Igreja Assembléia de Deus.
Área Rural ou Perímetro Rural
·
Eixo
Estrada de Madureira ou RJ 109
·
Igreja
de Marapicu;
·
Cemitério
de Marapicu;
·
O
Portão de Ferro;
·
Ainda
temos a Estação de Tratamento de Águas do Guandu;
·
Alem
de vários sítios.
·
Eixo
Vila de Cava, Miguel Couto e Tinguá.
·
Fazenda
S. Bernadino;
·
Igreja
de N. S. da Piedade;
·
Os
restos do Porto de Iguaçu e o Canal de Iguaçu, no rio Iguaçu;
·
Centro
de Tinguá;
·
Reserva
Biológica de Tinguá;
·
Alem
de vários sítios e pesque pague.
Proposta de Roteiro Alternativo ou Ecológico
·
Parque
Municipal de Nova Iguaçu, na divisa de Nova Iguaçu com Mesquita.
·
Casarão
Antigo como sede;
·
Represa;
·
Mirante;
·
Cachoeiras;
·
Fauna
e flora da Mata Atlântica.
·
Trila
da Serra do Vulcão.
·
Alguns
Esportes Radical e Ecológico:
·
Asa
Delta;
·
Parapente;
·
Rapel;
·
Motobaki;
·
Caminhada
·
Fauna
e flora da Mata Atlântica;
·
A
Pedra da Contenda;
·
O
Parque Nacional de Tinguá com a Reserva Biológica de Tinguá.
OBS.:
A Ong Onda Verde organiza visitação monitorada a Reserva Biologia de Tinguá,
oferecendo o meio de transporte, através do Telefone:
Conclusão
1. Apresentação de Relatório de cada aluno
sobre o passeio;
2. Debate;
3. Questionário relacionando a visitação
com a matéria da serie (8ª série do Ensino Fundamental e/ou 3º ano do Ensino
Médio), final do século XIX a 1ª metade do século XX.
4. Finalizando com um Mural Múltiplo e
Integrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário