1. Enem-Mec - Movimento dos
Caras-Pintadas

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em:
17 abr. 2010 (adaptado).
O movimento representado na imagem, do início dos anos de
1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.
Nesse contexto, a juventude, movida por um forte
sentimento cívico,
a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a
campanha Diretas Já.
b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou
pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a
internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e
protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta-voz da sociedade e
influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.
2. Enem-Mec - O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e
morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o
país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria
mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de
Lima Barreto)
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4
out. 2009 (adaptado).
O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir”
efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque
as normas morais são
a) decorrentes da vontade divina e, por esse
motivo, utópicas.
b) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é
destituído de obrigação.
c) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo
conseguir cumpri-las integralmente.
d) criadas pelo homem, que concede a si
mesmo a lei à qual deve se submeter.
e) cumpridas por aqueles que se dedicam
inteiramente a observar as normas jurídicas.
3. Enem-Mec - No mundo árabe, países governados há décadas por regimes
políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30
anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro
e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por
modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos,
vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça
e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia,
o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em
seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais –
como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da
África a ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé
Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
Considerando os movimentos políticos mencionados no
texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos
computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que
mobilizaram a população.
4. Enem-Mec - O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo
aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não
possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do
passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de
uma economia moderna. SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo:
EdUSP, 2005 (adaptado). O texto trata da
ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico
diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da
a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no sul da Amazônia.
c) fronteira agropecuária que degradou
parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.
5. Enem-Mec - A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai
estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de
quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para
que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio
natural do país está sendo torrado. AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à
práxis. São Paulo: EdUSP, 1996. Um processo econômico que tem contribuído na atualidade
para acelerar o problema ambiental descrito é:
a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com
incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.
b) Difusão do cultivo da soja com a
implantação de monoculturas mecanizadas.
c) Construção da rodovia Transamazônica, com o
objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
d) Criação de áreas extrativistas do látex das
seringueiras para os chamados povos da floresta.
e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus,
visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.
6. Enem-Mec - Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as
ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade
brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um
conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos
grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o
confronto e o conflito têm sido os motores no porcesso de construção democrática.
SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e
possibilidades das práticas democráticas.
Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr.
2010 (adaptado).
Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o
processo de construção democrática, porque
a) determinam o papel do Estado nas transformações
socioeconômicas.
b) aumentam o clima de tensão social na sociedade
civil.
c) pressionam o Estado para o atendimento
das demandas da sociedade.
d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade
em detrimento das demais.
e) propiciam a adoção de valores éticos pelos
órgãos do Estado.
7. Enem-Mec - Art. 92. São excluídos de votar nas Assembleias
Paroquiais:
I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais não se compreendam
os casados, e Oficiais Militares, que forem maiores de vinte e um anos, os
Bacharéis Formados e Clérigos de Ordens Sacras.
IV. Os Religiosos, e quaisquer que vivam em Comunidade
claustral.
V. Os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis
por bens de raiz, indústria, comércio ou empregos.
Constituição Política do Império do Brasil (1824). Disponível em: https://legislação.planalto.gov.br.
Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
A legislação espelha os conflitos políticos e sociais do
contexto histórico de sua formulação. A Constituição de 1824 regulamentou o
direito de voto dos “cidadãos brasileiros” com o objetivo de garantir
a) o fim da inspiração liberal sobre a estrutura política
brasileira.
b) a ampliação do direito de voto para maioria dos
brasileiros nascidos livres.
c) a concentração de poderes na região produtora de
café, o Sudeste brasileiro.
d) o controle do poder político nas mãos
dos grandes proprietários e comerciantes.
e) a diminuição da interferência da Igreja Católica
nas decisões político-administrativas.
8. Enem-Mec - Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência
médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras,
o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta na
conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo
“coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da
nossa organização econômica rural.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São
Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado).
O coronelismo, fenômeno político da Primeira República
(1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do
voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta
prática estava vinculada a uma estrutura social
a) igualitária, com um nível satisfatório de distribuição
da renda.
b) estagnada, com uma relativa harmonia entre as
classes.
c) tradicional, com a manutenção da escravidão nos
engenhos como forma produtiva típica.
d) ditatorial, perturbada por um constante clima de
opressão mantido pelo exército e polícia.
e) agrária, marcada pela concentração da
terra e do poder político local e regional.
9. Enem-Mec - Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da
assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica
predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada
nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao
trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias
da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e
sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre
continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São
Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado).
No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças
constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos
nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado
a) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as
linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão.
b) o aumento das formas de teletrabalho como solução de
larga escala para o problema do desemprego crônico.
c) o avanço do trabalho flexível e da
terceirização como resposta às demandas por inovação e com vistas à mobilidade
dos investimentos.
d) a autonomização crescente das máquinas e computadores
em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores.
e) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes,
executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.
10. Enem-Mec

GOMES, A. et al. A República no Brasil. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
A análise da tabela permite identificar um intervalo de
tempo no qual uma alteração na proporção de eleitores inscritos resultou de uma
luta histórica de setores da sociedade brasileira. O intervalo de tempo e a
conquista estão associados, respectivamente, em
a) 1940-1950 – direito de voto para os ex-escravos.
b) 1950-1960 – fim do voto secreto.
c) 1960-1970 – direito de voto para as mulheres.
d) 1970-1980 – fim do voto obrigatório
e) 1980-1996 – direito de voto para os
analfabetos.
11. Enem-Mec - É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da
República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário
Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão
foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da
forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o
estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro
teria nascido em 1930.
MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura
democrática e científica no final do Império. Rio de Janeiro: FGV, 2007
(adaptado).
O texto defende que a consolidação de uma determinada
memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930,
um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930
procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta
era uma maneira de
a) valorizar as propostas políticas democráticas e
liberais vitoriosas.
b) resgatar simbólicamente as figuras políticas
ligadas à Monarquia.
c) criticar a política educacional adotada durante a
República Velha.
d) legitimar a ordem política inaugurada
com a chegada desse grupo ao poder.
e) destacar a ampla participação popular obtida no
processo da Proclamação.
12. Enem-Mec - Até que ponto, a partir de posturas e interesses
diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional
na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental, mas que não
conta toda a história do período. A união foi feita com a preponderância de uma
ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande
desacertó final.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP,
2004 (adaptado).
A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre
São Paulo e Minas, um acordo de alternancia de presidência entre os dois
estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio
de conflitos. Profundas divergencias políticas colocavam-nos em confronto por
causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior.
TOPIK, S. A presença do estado na economia política do
Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 (adaptado).
Para a caracterização do processo político durante a
Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café
com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua
utilização:
a) A riqueza gerada pelo café dava à oligarquia paulista
a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência, sem necessidade de
alianças.
b) As divisões políticas internas de cada estado da
federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre estados para este
período.
c) As disputas políticas do período
contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas.
d) A centralização do poder no executivo federal impedia
a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias.
e) A diversificação da produção e a preocupação com o
mercado interno unificarvam os intereses das oligarquias.
13. Enem-Mec – O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os
limites dos poderes técnico-cientifico da humanidade e as “marchas-à-ré” que a
“natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe
para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.
GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo:
Papirus, 1995 (adaptado).
O texto trata do aparato técnico-ciêntifico e suas
consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento
a) defina seus projetos a partir dos interesses
coletivos.
b) guie-se por interesses econômicos, prescritos
pela
lógica do mercado.
c) priorize a evolução da tecnologia, se
apropriando
da natureza.
d) promova a separação entre natureza e sociedade
tecnológica.
e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor
apropriação da natureza.
14. Enem-Mec - A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série
de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de
novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na
economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação
microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma
mudança na organização dos processos de trabalho.
Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona. No 170(9), 1 ago. 2004.
A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras
alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de
produção caracterizado
a) pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver
produtos autênticos e personalizados.
b) pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de
trabalho no setor industrial.
c) pela participação ativa das empresas e
dos próprios trabalhadores no proceso de qualificação laboral.
d) pelo aumento na oferta de vagas para
trabalhadores especializados em funções repetitivas.
e) pela manutenção de estoques de larga escala em
função da alta produtividade.
15. Enem-Mec - Embora o Brasil seja signatário de convenções e tratados
internacionais contra a tortura e tenha incorporado em seu ordenamento jurídico
uma lei tipificando o crime, ele continua a ocorrer em larga escala. Mesmo que
a lei que tipifica a tortura esteja
vigente desde 1997, até o ano 2000 não se conhece nenhum caso de
condenação de torturadores julgado em última instância, embora tenham sido
registrados nesse período centenas de casos, além de numerosos outros
presumíveis, mas não registrados.
Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: 16
jun. 2010 (adaptado).
O texto destaca a questão da tortura no país, apontando
que
a) a justiça brasileira, por meio de tratados e
leis, tem conseguido inibir e, inclusive, extinguir a prática da tortura.
b) a existência da lei não basta como
garantia de justiça para as vítimas e testemunhas dos casos de tortura.
c) as denuncias anónimas dificultam a ação da
justiça impedindo que torturadores sejam reconhecidos e identificados pelo
crime cometido.
d) a falta de registro da tortura por parte das
autoridades policiais, em razão do desconhecimento da tortura como crime,
legitima a impunidade.
e) a justiça tem esbarrado na precária existência de
jurisprudência a respeito da tortura, o que a impede de atuar nesses casos.
16. Enem-Mec
TEXTO I
A ação democrática consiste em todos tomarem parte do
processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda
coletividade.
GALLO, S. et al. Ética e Cidadania.
Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado).
TEXTO II
É necessário que haja liberdade de expressão, ficalização
sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações
trazidas a público pela imprensa.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br.
Acesso em: 24 abr. 2010.
Partindo da perspectiva de democracia apresentada no
Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel
relevante na sociedade por
a) orientarem os cidadãos na compra dos bens
necessários à sua sobrevivência e bem-estar.
b) fornecerem informações que fomentam o
debate político na esfera pública.
c) apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos
fatos.
d) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante
para conscientização política.
e) promoverem a unidade cultural, por meio das
transmissões esportivas.
17. Enem-Mec

Foto de Militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F.
(org). História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a
modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX
pode ser identificado a partir da análise do vestuario do casal retratado
acima?
a) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação
dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha
aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c) O uso de sapatos é um importante
elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições
na ordem escravocrata.
d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a
tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em
relação aos brasileiros.
e) A adoção de roupas próprias para o trabalho
doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social
naquele contexto.
18. Enem-Mec - Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver
os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar
o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez
esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e
portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em
vossa terra?”
LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES,
F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.
O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um
diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma
diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido
a) do destino dado ao produto do trabalho nos
seus sistemas culturais.
b) da preocupação com a preservação dos recursos
ambientais.
c) do interesse de ambas em uma exploração
comercial mais lucrativa do pau-brasil.
d) da curiosidade, reverência e abertura cultural
recíprocas.
e) da preocupação com o armazenamento de madeira
para os períodos de inverno.
19. Enem-Mec - O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à
Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi
principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi
aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em
pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo,
extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São
Paulo: Atual, 1996.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o
açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização
brasileira, em virtude de
a) o lucro obtido com o seu comércio ser
muito vantajoso.
b) os árabes serem aliados históricos dos
portugueses.
c) a mão de obra necessária para o cultivo ser
insuficiente.
d) as feitorias africanas facilitarem a
comercialização
desse produto.
e) os nativos da América dominarem uma técnica de
cultivo semelhante.
20. Enem-Mec - A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no
currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e
particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura
Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da
História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura
negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a
contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à
História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de
novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27
jul. 2010 (adaptado).
A referida lei representa um avanço não só para a
educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque
a) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
b) divulga conhecimentos para a população
afro-brasileira.
c) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e
sua cultura.
d) garante aos afrodescendentes a igualdade no
acesso à educação.
e) impulsiona o reconhecimento da
pluralidade étnico-racial do país.
21. Enem-Mec - Os três tipos de poder representam três diversos tipos de
motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na
sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediencia
deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder
carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.
BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma
teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser
identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediencia
esteve associada predominantemente ao poder carismático:
a) República Federalista Norte-Americana.
b) República Fascista Italiana no século
XX.
c) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.
d) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.
e) Monarquia Constitucional Brasileira no século
XIX.
22. Enem-Mec

SMITH, D. Atlas da Situação Mundial. São
Paulo: Cia. Editora Nacional, 2007 (adaptado).
Uma explicação de caráter histórico para o percentual da
religião com maior número de adeptos declarados no Brasil foi a existência, no
passado colonial e monárquico, da
a) incapacidade do cristianismo de incorporar
aspectos de outras religiões.
b) incorporação da ideia de liberdade religiosa na
esfera pública.
c) permissão para o funcionamento de igrejas não
cristãs.
d) relação de integração entre Estado e
Igreja.
e) influencia das religiões de origen africana.
23. Enem-Mec - No clima das ideias que se seguiram à revolta de São
Domingos, o descobrimento de planos para um levante armados dos artifícies
mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve impacto muito especial; esses planos
demonstravam aquilo que os brancos conscientes tinham já começado a
compreender: as ideias de igualdade social estavam a propagar-se numa sociedade
em que só um terço da população era de brancos e iriam inevitavelmente ser
interpretados em termos raciais.
MAXWELL. K. Condicionalismos da Independência do Brasil. In:
SILVA, M.N. (coord.) O Império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa:
Estampa, 1986.
O temor do radicalismo da luta negra no Haiti e das
propostas das lideranças populares da Conjuração Baiana (1798) levaram setores
da elite colonial brasileira a novas posturas diante das reivindicações
populares. No período da Independência, parte da elite participou ativamente do
processo, no intuito de
a) instalar um partido nacional, sob sua liderança,
garantindo participação controlada dos afro- brasileiros e inibindo novas
rebeliões de negros.
b) atender aos clamores apresentados no movimento baiano,
de modo a inviabilizar novas rebeliões, garantindo o controle da situação.
c) firmar alianças com as lideranças escravas,
permitindo a promoção de mudanças exigidas pelo povo sem a profundidade
proposta inicialmente.
d) impedir que o povo conferisse ao movimento
um teor libertário, o que terminaria por prejudicar seus interesses e seu
projeto de nação.
e) rebelar-se contra as representações
metropolitanas, isolando politicamente o Príncipe Regente, instalando um governo
conservador para controlar o povo.
24. Enem-Mec - Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da
mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança,
estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que
uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma
muralha.
DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In:
ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença.
São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes
mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de
passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com
a) o crescimento das atividades comerciais e
urbanas.
b) a migração de camponeses e artesãos.
c) a expansão dos parques industriais e fabris.
d) o aumento do número de castelos e feudos.
e) a contenção das epidemias e doenças.
25. Enem-Mec - Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar
investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra
de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países
instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da
África tornem-se literalmente protetorados.
BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África:
neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em:
http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
A presença econômica da China em vastas áreas do globo é
uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a
relação econômica da China com o continente africano?
a) Pela presença de órgãos econômicos internacionais
como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os
investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do
meio ambiente.
b) Pela ação de ONGs (Organizações Não
Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que
estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos.
c) Pela aliança com os capitais e investimentos
diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico
de algumas regiões desse continente.
d) Pela presença cada vez maior de
investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países
africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes
projetos.
e) Pela presença de um número cada vez maior de
diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano,
ameaçando os interesses ocidentais.
26. Enem-Mec - O café tem origem na região onde hoje se encontra a
Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe.
Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de
Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o
produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII
(1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu
que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente
cristã”.
THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e
livros, 1998 (adaptado).
A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da
introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa
bebida ao
a) ateísmo.
b) judaísmo.
c) hinduísmo.
d) islamismo.
e) protestantismo.
27. Enem-Mec - Acompanhando a
renascentista
de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da
pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se
atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a
luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp,
1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também
a produção artística, marcada pela constante relação entre
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
28. Enem-Mec

Charge capa da revista “O Malho”, de 1904. Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com.
A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade
do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da
Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela
a) a insatisfação da população com os benefícios
de uma modernização urbana autoritária.
b) a consciência da população pobre sobre a
necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias.
c) a garantia do processo democrático instaurado
com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população.
d) o planejamento do governo republicano na área de
saúde, que abrangia a população em geral.
e) o apoio ao governo republicano pela atitude de
vacinar toda a população em vez de privilegiar a elite.
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