domingo, 15 de fevereiro de 2015

O que deve estudar para o ENEM 2015 em história.

CESAP
Professor Gonçalo Francisco de Pontes Filho
Aluno(a):____________________________________
Turma:_________ - Data __/____/_____.
Revisão para o ENEM
Cada questão é analisada em seu contexto e particularidades específicos. Alguns artigos já publicados aqui no blog vão ajudá-los na empreitada de se preparar bem e detonar no Enem
·         Conteúdo de história para prova do ENEM: Você quer passar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estar entre os primeiros no SiSU? Fique ligado no conteúdo programático de história.
·         Competências e Habilidades em Humanas: Conheça as principais competências e habilidades cobradas pelo Enem na área de ciências humanas, de acordo com a Matriz de Referência criado pelo MEC em Questões
Questão: Evolução Humana: Esta questão apresenta um gráfico a ser interpretado, além da relação interdisciplinar entre história e biologia. Este diálogo entre disciplinas de diferentes áreas do conhecimento é uma constante no Enem.
Questão: Guerra Fria: Esta questão mostra que o Enem não é só raciocínio e interpretação. É importante também o conhecimento factual, ou seja, domínio dos conteúdos cobrados no programa do MEC. Além disso, a questão trata da Guerra Fria, um dos temas mais cobrados do Enem.
Questão: Economia na Era Vargas: Esta questão é importante na medida que trata da Era Vargas, um tema que aparece em várias edições do Enem. Características do período, como o direito dos trabalhadores, a ditadura do Estado Novo, industrialização e outras mudanças econômicas são recorrentes na prova.
Questão: Alienação do Trabalho: Esta questão, além de tratar da Revolução Industrial – tema também muito cobrado na prova -, confronta duas fontes diferentes a serem interpretadas. Neste caso, temos a utilização de um texto e uma charge. Saber fazer a leitura correta das fontes está previsto nas competências e eixos cognitivos do Enem.
Questão: Pluralidade Cultural: Esta questão mostra que o Enem não tem só a intenção de cobrar conteúdos, ou mesmo testar o raciocínio e interpretação dos candidatos. O Enem também é uma prova que busca educar, através de questões visando posturas politicamente corretas. Nunca esqueça disso.
Questão: Barbárie e Civilização: Já dissemos anteriormente que o questionamento de valores é uma constante no Enem. Esta questão, além de levantar esta análise, também estimula a comparação de imagens enquanto documentos históricos.
Questão: Crítica Social de Portinari: É bom entender a forma como algumas questões de história do Enem são elaboradas. Neste caso, a relação entre texto e imagem é apresentada de forma diferente.  A imagem é inserida como resposta, não como contexto. Legal, né? Mas isso não representa uma tendência do Enem. É mais um caso isolado.
Questão: Suicídio de Vargas: Esta questão mostra que a preocupação com Getúlio extrapola a Era Vargas. Olha o homem aí de novo. Fique atento a momentos marcantes da História do Brasil, pois costumam ser muito cobrados nas provas.
Questão: Povoamento da América: A inclusão desta questão nesta lista é muito simples: não há, no guia de conteúdos do Enem, menção sobre a pré-história da América. Mesmo assim, o assunto foi cobrado. Isto nos leva a conclusão de que não dá para seguir apenas o guia. Para garantir, leia TODOS os resumos de história deste blog.
Questão: Colonização da África: História da África, escravidão, a luta dos negros e seu papel na formação do Brasil são temas recorrentes no Enem. Há várias questões sobre este tema. Portanto, fique atento a ele.

Temas de História Geral
Da mesma maneira que explicamos no artigo sobre os temas de História do Brasil, o gráfico abaixo vai apresentar apenas os temas recorrentes, ou seja, que aparecem mais de uma vez no Enem.

A queda do número de questões de História Geral, a partir de 2009, fica ainda mais evidente nestes gráficos. O novo Enem começou a cobrar questões sobre o Absolutismo e Grécia Antiga, o que não havia feito em provas anteriores. Guerra Fria foi cobrada quatro vezes em todas as edições do Enem.
O destaque fica, obviamente, para Revolução Industrial. O tema apareceu em oito vezes em todas as edições do Enem. Porém, a partir do novo Enem (2009-2011),  o tema foi cobrado seis vezes, ou seja, uma média de duas questões por edição! Too many!!!
Bom, este enfoque no tema não surpreende, considerando o desenvolvimento industrial do país e a proliferação de cursos técnicos para atender a demanda. Não esqueça que a história (inclusive nos vestibulares) é escrita a partir de um olhar sobre o presente.
Nem precisa dizer que você deve devorar tudo o que puder sobre o assunto. Aqui no blog, temos um amplo material sobre o tema. Em artigo posterior, vamos tratar da forma como Revolução Industrial é cobrada no Enem. Aguarde!
Conclusão
À priori, os gráficos apresentados podem desestimular um aprofundamento nos temas de História Geral. Porém, vale lembrar que há muitos outros temas que aparecem na prova, ainda que tenham sido cobrados apenas uma vez.
Além disso, a História do Brasil está ligada aos eventos que ocorreram na Europa e Estados Unidos. Isto significa que você deve estar atento ao contexto histórico dos fatos. Por exemplo, para compreender a Inconfidência Mineira (1789), é importante conhecer o iluminismo europeu (séc. XVII e XVIII) e seus desdobramentos.
Nossos resumos de história são apresentados em ordem cronológica, integrando História Geral e História do Brasil, de forma a ajudar o candidato a ter esta visão mais ampla do contexto histórico dos fatos. Leia todos!
Questão exemplo 01: A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a “Era Vargas”. Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o “Pai dos Pobres”, existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.
Considerando as colocações acima, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta:
Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções abaixo. Assinale-a.
a) Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de idéias coerentes e de uma política contínua.
b) O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias.
c) Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco – um verdadeiro marionete nas mãos das elites da época.
d) O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.
e) Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais e, às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.
Resposta: Letra E
Habilidade: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
Comentários: A questão coloca que o período de governo de Vargas foi de grandes mudanças no mundo. Isto é fato, se considerar o avanço das ideias nazi-fascistas e a Segunda Guerra Mundial na Europa. Na questão, ambos os grupos estão errados, pois adotam uma visão reducionista do que foi o governo de Getúlio.
Questão exemplo 02: Viam-se de cima as casas acavaladas umas pelas outras, formando ruas, contornando praças. As chaminés principiavam a fumar; deslizavam as carrocinhas multicores dos padeiros; as vacas de leite caminhavam com o seu passo vagaroso, parando à porta dos fregueses, tilintando o chocalho; os quiosques vendiam café a homens de jaqueta e chapéu desabado; cruzavam-se na rua os libertinos retardios com os operários que se levantavam para a obrigação; ouvia-se o ruído estalado dos carros de água, o rodar monótono dos bondes.
(AZEVEDO, Aluísio de. Casa de Pensão. São Paulo: Martins, 1973)
O trecho, retirado de romance escrito em 1884, descreve o cotidiano de uma cidade, no seguinte contexto:
(A) a convivência entre elementos de uma economia agrária e os de uma economia industrial indicam o início da industrialização no Brasil, no século XIX.
(B) desde o século XVIII, a principal atividade da economia brasileira era industrial, como se observa no cotidiano descrito.
(C) apesar de a industrialização ter-se iniciado no século XIX, ela continuou a ser uma atividade pouco desenvolvida no Brasil.
(D) apesar da industrialização, muitos operários levantavam cedo, porque iam diariamente para o campo desenvolver atividades rurais.
(E) a vida urbana, caracterizada pelo cotidiano apresentado no texto, ignora a industrialização existente na época.
Resolução
Resposta: Letra A
Habilidade: Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
Comentários: Apesar de ter se consolidado no governo de Getúlio Vargas, a partir de 1930, o século XVIII já ensaiava um processo de industrialização que se confundia com a riqueza do café e possibilitou o crescimento da urbanização.

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