A HISTÓRIA E SUAS DIVISÕES
Prof.: Gonçalo F. de Pontes Filho
“A historia da civilização humana é a
historia de um aperfeiçoamento gradual, progressivo e sem fim”
( Friedrich von Schlegel – século XIX)
“A historia é o testemunho dos tempos, a luz
da verdade, a mestra da vida, a mensageira dos dias que não voltarão.” (Marco
Túlio Cícero – século I a.C.)
O que é historia?
A
história é a ciências que se preocupa com o estudo do passado do homem. Esse
estudo é sistemático e abrange todos os povos da terra, a partir do momento em
que começam a usar a escrita como forma de registrar sua evolução, antes
que um povo use a escrita para registrar fatos de sua vida em documentos ele
está na pré-história.
A
história da humanidade divide-se em → Pré-história e História.
A
história não se preocupa apenas com a pura narração dos fatos ocorridos com a
humanidade. Ela procura interpreta-los e localiza-los no tempo e no espaço
em que ocorreram, para isso dispõe de uma série de métodos de trabalhos e
de ciências auxiliares, os principais métodos são: o estudo das fontes, a
interpretação, a analise, a elaboração das idéias e a sua re-elaboração.
Quais são as ciências auxiliares?
Entre as ciências auxiliares que muito valem á história ,
estão: a geografia; a antropologia; a economia; a filologia; a diplomática; a
arqueologia; a geologia; a cronologia; a genealogia; a numismática; a
filosofia; a sociologia entre outras.
Pré-História
As fases da Pré-História, cultura e arte
pré-histórica, Paleolítico (Idade da Pedra Lascada ), Mesolítico, Neolítico
(Idade da Pedra Polida), a vida dos homens das cavernas, nômades e sedentários,
origem da agricultura, arte rupestre (pintura
em paredes de cavernas do periodo pré-historico.)
Podemos
definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C,
pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Foi uma
importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela
natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser
humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da
vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao
mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito
importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico,
Mesolítico e Neolítico. Ou em 2 idades: idade da pedra; idade dos metais
v
Idade da pedra →
paleolítica →pedra velha; neolítica → pedra nova.
Obs.: Alguns historiadores consideram a existência de um
período intermediário, entre o Paleolítico e o Neolítico, o Mesolítico.
1.
Paleo ► velho (a);
2.
Meso ► meio;
3.
Neo ► nova (o);
4.
Lítico ► pedra;
5.
Pré ► antes;
6.
Hídrica ► água;
7.
Geo ► terra;
8.
Logia ► estudo;
9.
Antropo ► homem;
10.
Grafia ► escrita.
v Idade
dos metais → a idade dos Metais divide-se em três momentos, são eles: o cobre; o
bronze(liga de cobre e estanho); e o
ferro.
Antes do fim da idade dos metais
nasceu a história, pois o homem começava a usa a escrita, e com a
escrita começar a História, e a sua idade: Idade antiga. Logo, um povo ou
civilização para entre na história precisa desenvolver a escrita.
Como podemos dividir a história?
v Idade
antiga (± 3600 a.C até 476 d.C)
v Idade média (476 d.C até 1453 d.C)
v Idade
moderna (1453 d.C até 1789 d.C)
v Idade
contemporânea (1789 d.C até nossos dias)
OBS.:
1. a.C.→antes
de Cristo;
2. d.C.→depois
de Cristo.
3. AD
→anne domini (ano do senhor)
IDADE ANTIGA OU ANTIGUIDADE
v desde
o aparecimento da Escrita, por volta de 3.500 anos antes de Cristo;
1. hieroglífica
► egípcia;
2. cuneiforme
► mesopotâmia (com os Sumerios);
v começa
mais ou menos em 3.500 a.C., a margem de grandes rios, como o rio Nilo no norte
da África; o rio Tigre e o rio Eufrates
na Mesopotâmia; o rio Indo no norte da Índia; entre outros.
v Terminar
em 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente (a cidade de Roma);
v Nesta
Idade tivemos o desenvolvimento das principais civilizações, tais como → a
Egípcia; a Mesopotâmia; a Hebraica; a Hindu; a Chinesa, a Grega e a Romana.
v As
civilizações da antiguidade divide-se em → hídrica, não hídrica e clássica.
1. Hídricas
são aquelas que surgiram as margens de grandes rios, tais como: a Egípcia; a
Mesopotâmia; a Hindu; a Chinesa.
2. Não
Hídricas são aquelas que não surgiram as margens de grandes rios, tais como: a
Persa; a Fenícia; a Hebraica; a Lídia; entre outras.
3. A
Clássica são aquelas que mais influenciou a nossa cultura, como: a Cretense; a
Grega; a Macedônica; a Etrusca; e a Romana.
IDADE MÉDIA OU MEDIEVAL
v Começar
em 476 com a queda do Império Romano do Ocidente – o mesmo que queda da cidade
de Roma, nas mãos dos bárbaros germanos.
v Terminar
em 1453 com a queda do Império Romano do Oriente – o mesmo que a tomada de
Constantinopla pelos Turcos Otomanos.
v As
principais características são → o desenvolvimento do Feudalismo; das
Civilizações Bizantina e Árabe ou Muçulmana; as Cruzadas e o Renascimento
Urbano e Comercial.
v A
Idade Media caracterizou-se basicamente pelo Feudalismo, que era um sistema
Político, Social, Econômico e Ideológico, onde a pose da terra era a principal
forma de demonstração de riqueza e poder.
IDADE MODERNA OU MODERNIDADE
v Começar
em 1453, com a queda do Império Romano do Oriente;
v Terminar
em 1789 com a tomada da Bastilha (simbologia da Revolução Francesa)
v Principais
características da modernidade são: o Desenvolvimento do Capitalismo, com o
desenvolvimento da classe social da Burguesia. Nesta Idade ocorreu a Expansão
Marítima Comercial, a Colonização da América, a Reforma Religiosa, o
Renascimento Cultural, o Absolutismo Monárquico, entre outras coisas.
v A
queda da Bastilha (prisão símbolo da autoridade real na França) – é o mesmo que a Revolução Francesa,
a principal revolução burguesa.
IDADE CONTEMPORANEA OU CONTEMPORANEIDADE
v Começar
em 1789, com a Revolução Francesa;
v Vai
ate os dias de hoje;
v Na
Idade Contemporânea ocorreu duas Grandes Guerras; as Revoluções Socialistas na
Rússia, na China e em Cuba; as Guerras como: a 1ª e 2ª grande Guerra Mundial; a da Coréia, a
do Vietnan, a do Golfo, a do
Afeganistão, a do Iraque, contra o
Terror, entre outras, alem de algumas crises no Sistema Capitalista (como a de
1929), também tivemos o Imperialismo e o processo de Descolonização da África e
da Ásia, como ainda o inicio e o fim da Guerra Fria.
A TABUA DO TEMPO
± 3500
a.C. ------- d.C 476
_aparece_________________________________________nascimento________________a
escrita
ANTIGUIDADE
de ________________________________________________CRISTO_______________
A tabua ou
regra do tempo é dividida em duas partes: antes de Cristo e depois de Cristo.
Que representa o nascimento de Jesus Cristo.
E essa
divisão sofre outras divisões a dos
séculos → um século é o período de tempo de 100 anos.
Pequena tabela dos
séculos:
3600 – 3501 → século XXXVI a.C.
2000 – 1901 → século XX a.C.
1000 – 901 → século X a.C.
500 – 401 → século V a.C.
400 – 301 → século IV a.C.
100 – 001 → século I a.C.
001 – 100 → século I d.C.
101 – 200 → século II d.C.
201 – 300 → século III d.C.
501 – 600 → século VI
701 – 800 → século VIII
901 – 1000 → século X
1101 – 1200 → século XII
1301 – 1400 → século XIV
1501 – 1600 → século XVI
1701 – 1800 → século XVIII
1801 – 1900 → século XIX
1901 – 2000 → século XX
2001 – 2100 → século XXI
Obs.: Como a tabela anterior nos mostra, não existe o ano
Zero, e a contagem é decrescente até o nascimento de Jesus Cristo e crescente
após o nascimento de Cristo.
Os Calendários
Vários povos elaboraram suas divisões de tempo baseados no
movimento da Terra em torno do Sol ou nas fases da Lua. Fenômenos como frio ou
o calor, a duração maior ou menor da noite e do dia, as chuvas e as cheias ou
seca dos rios se repetiam e deles dependiam o plantio e a boa colheita, Foi
observando a natureza e suas mudança que os homens estabeleceram a duração das
horas, dos dias , das noites, dos meses, do ano, das estações, etc.
A unidade básica
para a contagem do tempo é o dia, que corresponde ao período de tempo entre
dois eventos equivalentes sucessivos: por exemplo, o intervalo de tempo entre
duas ocorrências do nascer do Sol, que corresponde, em média (dia
solar médio), a 24 horas.
O mês
lunar corresponde ao
período de tempo entre duas lunações, cujo valor aproximado é de 29,5 dias.
O ano solar é
o período de tempo decorrido para completar um ciclo de estações (primavera, verão, outono e inverno). O ano solar médio tem a duração de
aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos (365,2422 dias).
Também é conhecido como ano trópico. A cada quatro anos, as horas extra
acumuladas são reunidas no dia 29 de Fevereiro, formando o ano bissexto, ou seja, o ano com 366 dias.
Os calendários antigos baseavam-se em meses lunares
(calendários lunares) ou no ano solar (calendário solar) para contagem do
tempo.
Essa divisão do tempo em dias, meses
e anos, determinado o inicio, o fim e a duração de um ano, chama-se calendário.
Alguns calendário antigos são ainda hoje utilizado como o calendário cristão, o
muçulmano, o judeu e o chinês. O nosso calendário é o cristão, e recebe o nome
de calendário gregoriano, em homenagem ao Papa Gregório XIII, que substituiu o
calendário Juliano, que homenageava Julio César e foi instituído em 45 a.C.
Antes de Júlio César criar,
com a ajuda do astrônomo Sosígenes, o calendário dito juliano,
os romanos tinham meses lunares, que começavam em cada lua nova. No primeiro
dia da lua nova, chamado dia
das calendas (“calendae”), um
dos pontífices convocava o povo no Capitólio para
informar as celebrações religiosas daquele mês. O pontífice mencionava um por
um os dias que transcorreriam até as nonas,
repetindo em voz alta a palavra “calo”, eu chamo.
A partir do calendário juliano, que não era lunar, as nonas
foram o quinto dia nos meses de trinta dias e o sétimo nos meses de trinta e
um. De “calendae”, os romanos criaram o adjetivo “calendarius”, relativo às
calendas, e o substantivo “calendarium”, com o qual designavam o livro de
contas diárias e, mais tarde, o registro de todos os dias do ano.
Em nossa língua portuguesa, até o século XIII, a palavra
calendas era empregada, no entanto, para denominar o primeiro dia de cada mês e
calendário a lista dos dias do ano com suas correspondentes festividades
religiosas. O calendário dos gregos não tinha calendas, e assim os romanos
conceberam a expressão “Ad calendas graecas”, para as calendas gregas, para
referir-se a algo que não iria ocorrer nunca.
EXERCICIO DE APLICAÇÃO
- O que é Historia ?
- Quem nasceu no ano de 1962 d.C., nasceu em que século ?
- Quantos anos têm um século ?
- Quantos séculos duraram a Idade Media ?
- O povo que não conhecer a escrita, esta em que período da historia da humanidade ?
- Como podemos dividir a Pré-história ?
- O que nasceu com o fim da Idade dos Metais ?
- Quais são as idades da História ?
- Qual a principal característica da Idade Media ?
- Caracterize a idade Contemporânea?
- Qual o nome de nosso calendário?
- O que significa a palavra lítico?
- Por que o homem precisa de calendário?
- Cite o nome de alguns homens Pré-histórico.
- Qual a definição de Pré-história?
EXERCICIO
DE REVISÃO
01. Uma pessoa nascida em 22 de abril de
1962, nasceu:
(A)
no século XIX e na idade moderna;
(B)
no século XX e na idade contemporânea;
(C)
no século XX e na idade moderna;
(D)
no século XIX e na idade
contemporânea.
02. O
Egito Antigo só existiu devido a um rio. Qual é este rio ?
(A)
Eufrates;
(B)
Indo;
(C)
Nilo;
(D)
Tigre.
03. O
que significa a palavra Paleo de Paleolítico ?
(A)
meio;
(B)
novo;
(C)
pedra;
(D)
velho.
04. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O estudo de Historia não depende de
outras ciências;
( ) O nome de nosso calendário é Gregoriano;
( ) A “ILIADA” retrata a Guerra de Tróia;
( ) Quem nasceu no ano de 44 a.C., nasceu no
século I;
( ) O Livro é uma fonte Histórica Escrita.
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