HISTÓRIA – ENEM 2007
1) Enem – Mec - Não só
de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido
nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos
outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente
e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural
dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: <www.unesco.org.br>.
Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial
da cultura de um povo?
A) 

B) 

C) 

D) 

E) 

Figuras extraídas da Internet.
Análise pedagógica
Competências: I, II e IV- Habilidade: 18
Com 73% de
acertos, o item pode ser considerado fácil. Ao escolher a alternativa correta
C, os participantes demonstraram reconhecer que a única figura que retrata um
patrimônio imaterial é a da manifestação folclórica brasileira ‘Bumba meu
Boi’.
O bom índice de
discriminação (39%) demonstra que o item separou bem os participantes de
melhor (grupo superior) dos de pior rendimento (grupo inferior) na prova. Para
os participantes de melhor desempenho, o item foi extremamente fácil (93% de
acertos).
As outras
alternativas atraíram um percentual pequeno de participantes: A (6%), B (4%) e
E (3%). A opção pela alternativa D (14%), que atraiu participantes de médio
desempenho, aponta para uma confusão entre ‘patrimônio imaterial’,
transmitido oral ou gestualmente, e ‘patrimônio natural’, cujo aspecto
relevante é o físico.
2) Enem – Mec - Sobre a
exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte
Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em
artigo intitulado Paranoia ou Mistificação:
Há duas espécies de
artistas. Uma composta dos que vêem as coisas e em consequência fazem arte
pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das
emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. (...) A outra
espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz
das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas
cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...). Estas considerações são
provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas
tendências para uma atitude estética
forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia.
O Diário de São
Paulo, dez./1917.
Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de
Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?
A)

B)

C) 

D) 

E) 

Análise pedagógica
Competências: I, II e IV- Habilidade: 18
Com 70% de
acertos, o item pode ser considerado fácil. Para escolher a alternativa
correta (E), os participantes deveriam compreender que, neste fragmento do
artigo “Paranóia ou mistificação”, Monteiro Lobato considera como verdadeira
arte, ‘arte pura’, aquela que representa a realidade como ela é, ou seja,
mimeticamente. Logo, a única imagem em que se nota uma tendência para uma
‘atitude estética forçada’, nas palavras do próprio autor, é a tela “A
boba”, de Anita Malfati.
O bom índice de
discriminação (39%) demonstra que o item separou bem os participantes de
melhor dos de pior rendimento (grupo inferior) na prova. Para os participantes
de melhor desempenho (grupo superior), a questão foi bastante fácil (89% de
acertos).
3) Enem – Mec - A identidade
negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de
uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e
amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o
descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos
navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações
mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à
colonização do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas
considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In:
Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003,
p. 37.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, é
correto afirmar que:
A) a colonização da
África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
B) a existência de
lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse
continente.
C) o surgimento do
tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
D) a exploração da
África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.
E) a colonização da
África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
Análise pedagógica
Competências: II, III e IV - Habilidade: 21
O item foi
difícil, com apenas 23% de acertos. As alternativas A, B, C e D foram
escolhidas praticamente pelo mesmo percentual de participantes, sendo que a D
é a alternativa correta. A alternativa A atraiu muitos alunos bons.
A atração
exercida pela opção (A) deve-se à dificuldade de ordenamento de processos
históricos exigido pela habilidade 21, como a colonização da África e o
descobrimento daquele continente; bem como a atração da opção (B) que
expressa uma dificuldade de distinção, por parte dos participantes, entre os
termos desenvolvimento e ocupação de um território.
4) Enem – Mec –
São Paulo, 18 de agosto de 1929.
Carlos [Drummond de Andrade],
Achei
graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas – João
Pessoa. É. Mas veja como estamos... trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e
sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você. (...).
Eu...
eu contemplo numa torcida apenas simpática a candidatura Getúlio Vargas, que
antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (única
aceitável, está claro) fica manchada por essas pazes fragílimas de governistas
mineiros, gaúchos, paraibanos (...), com democráticos paulistas (que pararam de
atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gaúchos. Tudo isso não me
entristece. Continuo reconhecendo a existência de males necessários, porém me
afasta do meu país e da candidatura Getúlio Vargas. Repito: única aceitável.
Mário [de
Andrade]
Renato Lemos. Bem traçadas linhas: a história do
Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305.
Acerca da crise
política ocorrida em fins da Primeira República, a carta do paulista Mário de
Andrade ao mineiro Carlos Drummond de Andrade revela:
A) a simpatia de
Drummond pela candidatura Vargas e o desencanto de Mário de Andrade com as
composições políticas sustentadas por Vargas.
B) a veneração de
Drummond e Mário de Andrade ao gaúcho Getúlio Vargas, que se aliou à oligarquia
cafeeira de São Paulo.
C) a concordância entre
Mário de Andrade e Drummond quanto ao caráter inovador de Vargas, que fez uma
ampla aliança para derrotar a oligarquia mineira.
D) a discordância entre
Mário de Andrade e Drummond sobre a importância da aliança entre Vargas e o
paulista Júlio Prestes nas eleições presidenciais.
E) o otimismo de Mário de Andrade em relação a
Getúlio Vargas, que se recusara a fazer alianças políticas para vencer as
eleições.
Análise pedagógica
Competências: III, IV e V - Habilidade: 19
Com 50% de
acertos, o item pode ser considerado de dificuldade mediana. Ao escolher a
alternativa correta A, os participantes demonstraram ter compreendido na
leitura da carta de Mário de Andrade a Carlos Drummond de Andrade que o poeta
mineiro é simpatizante de Vargas, enquanto o escritor paulista se diz cético
em função das composições políticas sustentadas por Getúlio Vargas, mas
reconhece e defende que esta é a única alternativa aceitável.
Os participantes
que assinalaram a alternativa errada B (7%) não perceberam que só Drummond é
um entusiasta da candidatura Vargas. A opção por C (13%) demonstra que não
compreenderam que a aliança feita por Vargas não possui caráter inovador. A
escolha de D (15%) sugere o desconhecimento de que Vargas e Júlio Prestes
estavam em campos políticos opostos. Finalmente, E (14%) aponta que o
participante leu superficialmente o texto, uma vez que Vargas fez uma grande
aliança para conquistar o poder, mesmo perdendo a eleição.
5) Enem – Mec - Em 4 de
julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os
Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a
ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época,
afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis:
o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder
dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos
governados.
Esses conceitos
revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e
amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.
Emília Viotti da
Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar.
Revolução
Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações). Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.
A) A independência dos EUA e a
Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em
princípios e ideais opostos.
B) O processo revolucionário
francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no
apoio ao absolutismo esclarecido.
C) Tanto nos EUA quanto
na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos
direitos considerados essenciais à dignidade humana.
D) Por ter sido pioneira, a
Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da
independência norte-americana.
E) Ao romper o Pacto Colonial, a
Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias
ibéricas situadas na América.
Análise pedagógica
Competências: II, IV e V - Habilidade: 20
O item foi de
dificuldade média, com 56% de acertos.
Afora o gabarito,
as demais opções não exerceram forte atração dos melhores participantes.
O item requisita
uma comparação entre os ideais das Revoluções Americana e Francesa,
exigindo, ainda, uma perspectiva seqüenciada entre ambas. O texto apresentado
no suporte é suficientemente objetivo e didático para facilitar o desempenho
dos participantes, uma vez que palavras-chave, tais como “direitos e
iluminismo”, estruturam firmemente o próprio texto e fazem parte do gabarito.
6) Enem – Mec - Em
1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da
Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A
recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel
e países árabes.
A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de
nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo- franceses e
israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O
terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis
Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.
Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia
do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que
revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o
cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
A) A primeira guerra árabe-israelense foi
determinada pela ação bélica de tradicionais potências européias no
Oriente Médio.
B) Na segunda metade dos anos 1960, quando
explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
C) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
D) A ação dos governos de Washington e de Moscou
foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-
israelense.
E) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel
mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de
1947 aprovada pela ONU.
Análise pedagógica
Competências: II, III e IV -
Habilidade: 21
O item foi de
dificuldade média, com 49% de acertos e funcionou muito bem para separar o
desempenho dos melhores e piores participantes.
As outras opções, com exceção do gabarito (B) não atraíram significativamente a atenção dos participantes de melhor desempenho.
As outras opções, com exceção do gabarito (B) não atraíram significativamente a atenção dos participantes de melhor desempenho.
O item aborda a
seqüência de conflitos árabe-israelenses, atendendo à habilidade 21, de
forma direta e sem exigências de conhecimento específico histórico ou
geográfico, já que se trata de um jogo de datas e fatos marcados e indicados
no próprio suporte.
Aumento de produtividade
Nos últimos 60 anos,
verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da
América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de
fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O
gráfico abaixo apresenta dados referentes à agricultura desse país, no
período compreendido entre 1948 e 2004.

6
– Enem – Mec - Com base nas informações acima, pode-se considerar fator
relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no
período de 1948 a 2004,
A) o
aumento do uso da terra.
B) a
redução dos custos de material.
C) a
redução do uso de agrotóxicos.
D) o
aumento da oferta de empregos.
E) o aumento do uso de tecnologias.
Análise pedagógica
Competências: I, II e III - Habilidade: 1
A questão requer
não somente a análise do texto, como também do gráfico apresentado para a
identificação e interpretação de um fenômeno tecnológico representado
pelo aumento da produtividade agrícola nos EUA.
Com 61% de acertos
a questão pode ser considerada como de dificuldade média e apresentou um bom
índice de discriminação entre os grupos de pior e melhor desempenho. O texto
se refere à “expansão” da “biotecnologia” que podem ser facilmente
identificadas na opção E que cita o “aumento do uso de tecnologias”.
Quanto às
opções erradas, não há nenhuma que tenha apresentado atrativos em especial
para os participantes.
7)
Enem – Mec - A respeito da agricultura estadunidense no período de 1948 a
2004, observa-se que
A) o aumento da produtividade foi acompanhado da redução de mais de
70% dos custos de mão-de-obra.
B) o
valor mínimo dos custos de material ocorreu entre as décadas de 70 e 80.
C)
a produtividade total da agricultura dos EUA apresentou crescimento
superior a 200%.
D)
a taxa de crescimento das despesas de capital manteve-se constante entre
as décadas de 70 e 90.
E) o
aumento da produtividade foi diretamente proporcional à redução das despesas
de capital.
Análise pedagógica
Competências: I, II e III - Habilidade: 2
A questão requer
não somente a análise do texto, como também do gráfico apresentado para a
identificação e interpretação de um fenômeno tecnológico representado
pelo aumento da produtividade agrícola nos EUA.
Com 61% de acertos
a questão pode ser considerada como de dificuldade média e apresentou um bom
índice de discriminação entre os grupos de pior e melhor desempenho. O texto
se refere à “expansão” da “biotecnologia” que podem ser facilmente
identificadas na opção E que cita o “aumento do uso de tecnologias”.
Quanto às
opções erradas, não há nenhuma que tenha apresentado atrativos em especial
para os participantes.
8)
Enem – Mec

A
pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
A)
o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de
colonização do Brasil.
B)
a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre
seus membros.
C) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada
pré-história do Brasil.
D)
os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente
extintos.
E)
a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o
período colonial.
Análise pedagógica
Competências: I, II e V - Habilidade: 18
O item foi de
dificuldade média com 62% de acerto.
O item exigia a
identificação e a interpretação de uma pintura rupestre, atendendo à
orientação da habilidade 18. A opção (D) apresentou um índice de escolha
de 17%, induzindo, provavelmente, o participante a interpretar a figura de um
animal de caça como se fosse a representação de um dinossauro sendo
sacrificado.
Acesso
em 16 Junho 2014.
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