quinta-feira, 29 de outubro de 2015

QUESTÕES DO ENEMabout:blank

HISTÓRIA – ENEM 2007
1) Enem – Mec - Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: <www.unesco.org.br>.
Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

A)
B)
C)
D)
E)
Figuras extraídas da Internet.
Análise pedagógica
Competências: I, II e IV- Habilidade: 18
Com 73% de acertos, o item pode ser considerado fácil. Ao escolher a alternativa correta C, os participantes demonstraram reconhecer que a única figura que retrata um patrimônio imaterial é a da manifestação folclórica brasileira ‘Bumba meu Boi’.
O bom índice de discriminação (39%) demonstra que o item separou bem os participantes de melhor (grupo superior) dos de pior rendimento (grupo inferior) na prova. Para os participantes de melhor desempenho, o item foi extremamente fácil (93% de acertos).
As outras alternativas atraíram um percentual pequeno de participantes: A (6%), B (4%) e E (3%). A opção pela alternativa D (14%), que atraiu participantes de médio desempenho, aponta para uma confusão entre ‘patrimônio imaterial’, transmitido oral ou gestualmente, e ‘patrimônio natural’, cujo aspecto relevante é o físico.


2) Enem – Mec - Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato  escreveu, em artigo intitulado Paranoia ou Mistificação:
Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. (...) A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...). Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma  atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia.
O Diário de São Paulo, dez./1917.
Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?

A)
B)
C)
 D)
E)
Análise pedagógica
Competências: I, II e IV- Habilidade: 18
Com 70% de acertos, o item pode ser considerado fácil. Para escolher a alternativa correta (E), os participantes deveriam compreender que, neste fragmento do artigo “Paranóia ou mistificação”, Monteiro Lobato considera como verdadeira arte, ‘arte pura’, aquela que representa a realidade como ela é, ou seja, mimeticamente. Logo, a única imagem em que se nota uma tendência para uma ‘atitude estética forçada’, nas palavras do próprio autor, é a tela “A boba”, de Anita Malfati.
O bom índice de discriminação (39%) demonstra que o item separou bem os participantes de melhor dos de pior rendimento (grupo inferior) na prova. Para os participantes de melhor desempenho (grupo superior), a questão foi bastante fácil (89% de acertos).

3) Enem – Mec - A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que:
A) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
B) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
C) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
D) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.
E) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
Análise pedagógica
Competências: II, III e IV - Habilidade: 21
O item foi difícil, com apenas 23% de acertos. As alternativas A, B, C e D foram escolhidas praticamente pelo mesmo percentual de participantes, sendo que a D é a alternativa correta. A alternativa A atraiu muitos alunos bons.
A atração exercida pela opção (A) deve-se à dificuldade de ordenamento de processos históricos exigido pela habilidade 21, como a colonização da África e o descobrimento daquele continente; bem como a atração da opção (B) que expressa uma dificuldade de distinção, por parte dos participantes, entre os termos desenvolvimento e ocupação de um território.

4) Enem – Mec –
São Paulo, 18 de agosto de 1929.
Carlos [Drummond de Andrade],

Achei graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas – João Pessoa. É. Mas veja como estamos... trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você. (...).
Eu... eu contemplo numa torcida apenas simpática a candidatura Getúlio Vargas, que antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (única aceitável, está claro) fica manchada por essas pazes fragílimas de governistas mineiros, gaúchos, paraibanos (...), com democráticos paulistas (que pararam de atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gaúchos. Tudo isso não me entristece. Continuo reconhecendo a existência de males necessários, porém me afasta do meu país e da candidatura Getúlio Vargas. Repito: única aceitável.
Mário [de Andrade]
Renato Lemos. Bem traçadas linhas: a história do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305.

Acerca da crise política ocorrida em fins da Primeira República, a carta do paulista Mário de Andrade ao mineiro Carlos Drummond de Andrade revela:
A) a simpatia de Drummond pela candidatura Vargas e o desencanto de Mário de Andrade com as composições políticas sustentadas por Vargas.
B) a veneração de Drummond e Mário de Andrade ao gaúcho Getúlio Vargas, que se aliou à oligarquia cafeeira de São Paulo.
C) a concordância entre Mário de Andrade e Drummond quanto ao caráter inovador de Vargas, que fez uma ampla aliança para derrotar a oligarquia mineira.
D) a discordância entre Mário de Andrade e Drummond sobre a importância da aliança entre Vargas e o paulista Júlio Prestes nas eleições presidenciais.
E) o otimismo de Mário de Andrade em relação a Getúlio Vargas, que se recusara a fazer alianças políticas para vencer as eleições.

Análise pedagógica
Competências: III, IV e V - Habilidade: 19
Com 50% de acertos, o item pode ser considerado de dificuldade mediana. Ao escolher a alternativa correta A, os participantes demonstraram ter compreendido na leitura da carta de Mário de Andrade a Carlos Drummond de Andrade que o poeta mineiro é simpatizante de Vargas, enquanto o escritor paulista se diz cético em função das composições políticas sustentadas por Getúlio Vargas, mas reconhece e defende que esta é a única alternativa aceitável.
Os participantes que assinalaram a alternativa errada B (7%) não perceberam que só Drummond é um entusiasta da candidatura Vargas. A opção por C (13%) demonstra que não compreenderam que a aliança feita por Vargas não possui caráter inovador. A escolha de D (15%) sugere o desconhecimento de que Vargas e Júlio Prestes estavam em campos políticos opostos. Finalmente, E (14%) aponta que o participante leu superficialmente o texto, uma vez que Vargas fez uma grande aliança para conquistar o poder, mesmo perdendo a eleição.

5) Enem – Mec - Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França. 
Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar.
Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).
 Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.
A)  A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
B)  O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
C)  Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
D)  Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana.
E)  Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.
Análise pedagógica
Competências: II, IV e V - Habilidade: 20
O item foi de dificuldade média, com 56% de acertos.
Afora o gabarito, as demais opções não exerceram forte atração dos melhores participantes.
O item requisita uma comparação entre os ideais das Revoluções Americana e Francesa, exigindo, ainda, uma perspectiva seqüenciada entre ambas. O texto apresentado no suporte é suficientemente objetivo e didático para facilitar o desempenho dos participantes, uma vez que palavras-chave, tais como “direitos e iluminismo”, estruturam firmemente o próprio texto e fazem parte do gabarito.

6) Enem – Mec - Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.
A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo- franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.
Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
A) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências européias no Oriente Médio.

B) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

C) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.

D) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe- israelense.

E) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.
Análise pedagógica
Competências:  II, III e IV - Habilidade: 21
O item foi de dificuldade média, com 49% de acertos e funcionou muito bem para separar o desempenho dos melhores e piores participantes.
As outras opções, com exceção do gabarito (B) não atraíram significativamente a atenção dos participantes de melhor desempenho.
O item aborda a seqüência de conflitos árabe-israelenses, atendendo à habilidade 21, de forma direta e sem exigências de conhecimento específico histórico ou geográfico, já que se trata de um jogo de datas e fatos marcados e indicados no próprio suporte.

Texto para as questões 6 e 7
Aumento de produtividade
Nos últimos 60 anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico abaixo apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004.
6 – Enem – Mec - Com base nas informações acima, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 2004,
A) o aumento do uso da terra.
B) a redução dos custos de material.
C) a redução do uso de agrotóxicos.
D) o aumento da oferta de empregos.
E) o aumento do uso de tecnologias.
Análise pedagógica
Competências: I, II e III - Habilidade: 1
A questão requer não somente a análise do texto, como também do gráfico apresentado para a identificação e interpretação de um fenômeno tecnológico representado pelo aumento da produtividade agrícola nos EUA.
Com 61% de acertos a questão pode ser considerada como de dificuldade média e apresentou um bom índice de discriminação entre os grupos de pior e melhor desempenho. O texto se refere à “expansão” da “biotecnologia” que podem ser facilmente identificadas na opção E que cita o “aumento do uso de tecnologias”.
Quanto às opções erradas, não há nenhuma que tenha apresentado atrativos em especial para os participantes.

7) Enem – Mec - A respeito da agricultura estadunidense no período de 1948 a 2004, observa-se que
A)  o aumento da produtividade foi acompanhado da redução de mais de 70% dos custos de mão-de-obra.
B) o valor mínimo dos custos de material ocorreu entre as décadas de 70 e 80.
C)  a produtividade total da agricultura dos EUA apresentou crescimento superior a 200%.
D)  a taxa de crescimento das despesas de capital manteve-se constante entre as décadas de 70 e 90.
E) o aumento da produtividade foi diretamente proporcional à redução das despesas de capital.
Análise pedagógica
Competências: I, II e III - Habilidade: 2
A questão requer não somente a análise do texto, como também do gráfico apresentado para a identificação e interpretação de um fenômeno tecnológico representado pelo aumento da produtividade agrícola nos EUA.
Com 61% de acertos a questão pode ser considerada como de dificuldade média e apresentou um bom índice de discriminação entre os grupos de pior e melhor desempenho. O texto se refere à “expansão” da “biotecnologia” que podem ser facilmente identificadas na opção E que cita o “aumento do uso de tecnologias”.
Quanto às opções erradas, não há nenhuma que tenha apresentado atrativos em especial para os participantes.

8) Enem – Mec

A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
A) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
B) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
C) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
D) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
E) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
Análise pedagógica
Competências: I, II e V - Habilidade: 18
O item foi de dificuldade média com 62% de acerto.
O item exigia a identificação e a interpretação de uma pintura rupestre, atendendo à orientação da habilidade 18. A opção (D) apresentou um índice de escolha de 17%, induzindo, provavelmente, o participante a interpretar a figura de um animal de caça como se fosse a representação de um dinossauro sendo sacrificado.

Acesso em 16 Junho 2014.







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