quarta-feira, 22 de maio de 2013

A CENTRALIZAÇÃO DO PODER


A centralização do poder

Prof.: GONÇALO FRANCISCO DE PONTES FILHO

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

A centralização do poder foi o grande passo para a formação dos Estados Modernos na Europa.

Reúna seu grupo para o estudo do texto abaixo e pesquisas em livros; depois cada um responda aos trabalhos apontados.

“A centralização começa no século XIV; consiste então em reunir cada província em um só Estado, onde o príncipe se torna o único soberano. A concentração não foi tão grande na Alemanha e na Itália; estas duas regiões permaneceram divididas em principados, não formando nações. Em outras áreas, ao contrário, um só rei, reunia todo o país em um único reino; o rei da França incorporando todas as províncias de reino ao seu domínio; o rei de Aragão desposando a rainha de Castela, o que lhe deu o título de “Rei de Todas as Espanha. A França e a Espanha formaram, cada uma, uma nação. Na Inglaterra a centralização remontava ao estabelecimento dos duques normandos.”
(Seignobos)

Responda e confira depois com seus companheiros.:

Quais as medidas tomadas pelos reis para unificar os domínios, uma vez que na Idade Media cada senhor vivia como um verdadeiro soberano e cada cidade apresentava-se como uma república? Medite sobre os fatos que facilitara a unificação.






Qual a situação da Alemanha e da Itália que permitiu a preponderância dos principados?



Qual o sentido que Seignobos dá, texto, à “nação”?





A situação da Inglaterra era visivelmente diferente.  As características do feudalismo inglês e de sua evolução foram as causas. Esclareça este aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário