terça-feira, 21 de maio de 2013

EXERCICIO PARA O MEU 3º ANO


3º ANO – HISTÓRIA
01 – (FEI) “Não seria exagero dizer que a cidade do Rio de Janeiro passou, durante a primeira década republicana, pela fase mais turbulenta de sua existência. Grandes transformações de natureza econômica, social, política e ideológica, que se gestaram havia algum tempo, precipitaram-se com a mudança do regime político e lançaram a capital em febril agitação, que só começaria a ceder ao final da década.”
(CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia das Letras, 1987)

Dentre os movimentos populares que agitaram o Rio de Janeiro no início do século, um se destacou, aquele que vinha contrariar a política de saneamento e de reurbanização da cidade, com a demolição dos cortiços e quiosques do centro. Esse movimento foi:
(A) A Revolta da Chibata.
(B) A Revolta de Canudos.
(C) O movimento do Contestado.
(D) A Revolta da Armada.
(E) A Revolta da Vacina.

02 – (UFP) O movimento de Canudos caracterizou-se pelo (a):
(A) Contestação aos poderes dos coronéis de sertão nordestino, com forte inspiração nas experiências de luta dos imigrantes italianos.
(B) Acentuado caráter político-militar, de revolta contra o recente governo republicano e de recusa à imposição do casamento civil.
(C) Acentuado caráter messiânico, de revolta contra a opressão dos latifundiários e a miséria em que viviam os sertanejos.
(D) Acentuado caráter messiânico, de inspiração monarquista, contrária à escravidão dos negros africanos.
(E) Contestação à monarquia e à opressão dos coronéis do sertão nordestino e defesa de liberdade ao culto religioso.

03 – (UFMG) A política dos governadores, instituída do governo Campos Sales (1898-1902), significou a resolução da contradição instituída pela Constituição de 1891.
Essa contradição se dava entre:
(A) A naturalização compulsória e a livre escolha da cidadania brasileira.
(B) A política de valorização do café e a indústria nascente.
(C) O bicameralismo e a democracia indireta.
(D) O federalismo e o presidencialismo.
(E) Os presidentes militares e os cafeicultores paulistas.

04 – Leia o texto:
“Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o vereador até o presidente da república, eram eleitos por sufrágio universal e, lá, como aqui, de há muito que os políticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral este elemento perturbador – o voto. Julgavam os chefes e capatazes políticos que apurar os votos dos seus concidadãos era anarquizar a instituição e provocar um trabalho infernal na apuração porquanto cada qual votaria em um nome, visto que, em geral, os eleitores têm a tendência de votar em conhecidos ou amigos. Cada cabeça, cada sentença; e para obviar os inconvenientes de semelhante fato os mesários de Bruzundanga lavravam as atas conforme entendiam e davam votações aos candidatos, conforme queriam (...) Às vezes semelhantes eleitores votavam até com nome de mortos, cujos diplomas apresentavam aos mesários solenes e hieráticos que nem sacerdotes de antigas religiões”.
(BARRETO Lima. Os Bruzundangas. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. p. 65-66)

Todas as alternativas contêm afirmações que confirmam o comportamento eleitoral criticado na sátira de Lima Barreto, exceto:
(A) O domínio político dos coronéis rurais garantia a mecânica eleitoral fraudulenta operada através do voto de curral.
(B) O interesse das elites agrárias e a exclusão das demais classes sociais da política estavam garantidos neste sistema político-eleitoral.
(C) O sistema eleitoral descrito como corrupto estava na base da política dos governadores, posta em prática pelas oligarquias na chamada República Velha.
(D) O sistema eleitoral fraudulento foi consolidado, no fim dos anos 20, através da ação decisiva da Aliança Liberal.
(E) O voto de cabresto era uma forma de manipulação do eleitorado seja através da compra de voto, seja através da troca do voto por favores.

05 – (PUC-MG) Durante a República Velha no Brasil (1889-1930), surgiram os primeiros sindicatos e organizações operárias que foram influenciados pelo anarquismo, sobre o qual é CORRETO afirmar:
(A) Foi incorporado também pelos patrões na medida em que domesticava a mão-de-obra para as indústrias.
(B) Defendia a idéia de uma sociedade sem governo, funcionando pela cooperação e solidariedade entre as pessoas.
(C) Apoiava-se na defesa do caos social, ao incentivar as greves operárias do período.
(D) Foi introduzido no país pelo Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922.
(E) Propunha a conciliação entre capital e trabalho para o crescimento do parque industrial brasileiro.

GABARITO
01 – E
02 – C
03 – B
04 – E
05 – B

Nenhum comentário:

Postar um comentário