quarta-feira, 22 de maio de 2013

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA


INDEPENDÊNCIA DA AMERICA ESPANHOLA

Prof.: GONÇALO FRANCISCO DE PONTES FILHO

A independência da América Espanhola ocorreu nos inícios do século XIX, numa conjuntura internacional marcada pela Revolução Industrial inglesa, pela Revolução Francesa e guerras Napoleônicas. Paralela à influencia desses fatores externos, a evolução da sociedade colonial contribuiu ao processo de independência, especialmente durante o século XVIII.
Na segunda metade do século XVIII, a Espanha viveu, durante o reinado de Carlos III, a era do despotismo esclarecido. Com o objetivo de estimular o capitalismo nacional, o novo regime aperfeiçoou a exploração mercantilista sobre as colônias.
A independência das colônias espanholas foi precedida de uma serie de movimentos contra a autoridade metropolitana, que se limitavam a questiona-la em aspectos parciais e isolados, raramente evoluindo para um projeto de independência.
Um dos mais importantes fatores da independência foi a situação de marginalização político-administrativa dos crioulos ou criollos, detentores de grande poder econômico. Nas suas lutas em prol da emancipação, essa camada inspirou-se nas idéias iluministas e liberais de Adam Smith, autor de “A Riqueza das Nações”.
O movimento pela independência das colônias da América Espanhola teve como pretexto a ocupação da Espanha pelas tropas francesas. Em 1808, Napoleão invadiu a cidade de Madri, destituiu o rei Fernando VII e nomeou o irmão, Jose Bonaparte, para o trono espanhol.
A elite colonial hispano-americana aliou-se então, à resistência da população espanhola na luta contra os invasores franceses: transformou os cabildos (câmaras municipais) em juntas governativas, autônomas e contrarias ao invasor José Bonaparte. Estas juntas, em pouco tempo, converteram-se nos principais instrumentos de lutas pela independência.
Os primeiros grandes movimentos de libertação da América Espanhola surgiram entre 1810 e 1814, tendo à frente a elite criolla e o respaldo da Inglaterra.
As transformação que acompanharam o desenvolvimento industrial fizeram surgir a doutrina do Liberalismo econômico, que defendia o fim do Mercantilismo com a sua pratica de monopólios e do pacto colonial.
As guerras napoleônicas na Europa e especialmente a ocupação do trono espanhol por Jose Bonaparte contribuíram para precipitar o movimento de independência.
A repressão espanhola aos movimentos de independência conseguiu um certo êxito até o ano de 18l6, quando os criollos, ajudados pela Inglaterra, iniciaram a segunda fase da luta pela independência que triunfou no inicio da década de 1820. Do antigo império espanhol na América, restaram apenas duas colônias no inicio do século XIX: Cuba (1898) e Porto Rico (1898) que se tornaram independente após a guerra EUA x Espanha (1898).

1811 PARAGUAI;
1816 ARGENTINA
1817 CHILE
VENEZUELA
1819            COLOMBIA
1821   EQUADOR
PANAMA
PERU
1822            MEXICO
BRASIL
1825 BOLIVIA
1828 URUGUAI
1838 COSTA RICA
NICARAGUA
HONDURAS
EL SALVADOR
GUATEMALA

Depois da independência, a América Espanhola fragmentou-se em uma serie de paises dominados por grandes  famílias da aristocracia criolla ( filhos de espanhóis, não mestiços nascidos na América), e sobre esse continente dividido e fraco estabeleceu-se dominação econômica da Inglaterra, que estava em plena Revolução Industrial, depois, os EUA, imbuídos da Doutrina Monroe, aliaram-se aos rebeldes na luta contra a dominação espanhola. Pouco a pouco, cada uma das regiões coloniais espanholas na América foi-se transformando em uma republica independente política, mas dependente economicamente.

OBS:

CHAPETONES → também chamados de Peninsulares, Godos e Gachupines eram termos utilizado para designar os espanhóis como privilegiados. Que recém-chegado da Espanha, não conheciam os costumes da terra.
MONOPOLIO → exploração, posse, direito ou privilegio exclusivo. Domínio exclusivo de um determinado setor da economia.
Adam Smith (1723 – 1790) → identificou as leis que regulam a economia e apontou o trabalho como a fonte de riqueza de um pais, sendo por isso considerado o pai da economia como ciência. Indicando a intervenção mercantilista como uma política contra o desenvolvimento produtivo, apontava a livre concorrência, a divisão do trabalho e o livre comercio como indispensáveis para o progresso da humanidade.
O fracasso do sonho de Simon Bolivar de fazer uma América Latina unida, solidária, que representou a primeira grande manifestação de pan-americanismo, deveu-se fundamentalmente:
Aos interesses oligárquicos locais dos criollos, desejosos de exercer domínio pessoal sobre as áreas cuja economia controlavam. Surgiram assim os caudilhos, chefes politico-militares, que monopolizavam a vida socioeconômica e política de suas regiões;
Aos interesses dos EUA e da Inglaterra, que não desejavam ver a formação de paises unidos e fortes na América. Defendiam o lema “dividir para reinar”, estimulando as disputas entre os caudilhos e a fragmentação da América em varias republicas.
No Continente Americano só o Brasil e o México foram no inicio de sua independência foram monarquia, e o Brasil foi o único que mais tempo ficou com o regime monárquico por mais tempo (67 anos), os restantes foram republica logo no inicio.


EXERCICIO

1) A Independência dos EUA ( 1776 ), a Revolução Francesa  ( 1789 ),  a  Inconfidência Mineira  ( 1789 ) e a Conjuração Baiana  ( 1798 ) são consideradas movimentos:
A) de ideal político socialista
B) de ideal não político
C) de ideal político anarquisra
D) de ideal econômico burguês
E) de ideal político liberal
2) A economia colonial no Brasil teve como características fundamentais :
A) a pequena propriedade e o  trabalho livre
B) o latifúndio e a escravidão
C) a pequena propriedade e a escravidão
D) o latifúndio e o trabalho livre.
3) A Independência dos Estados Unidos está diretamente ligada á influência das idéias
A) anarquista
B) comunista
C) iluminista
D) marxista
E) socialista
4) A elite colonial da América espanhola que nasceu na América,  sendo filhos de espanhóis, recebe o nome de :
A) Chapetones
B) Criollos
C) Mestiços
D) Caramurus
E) Imperiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário