terça-feira, 24 de novembro de 2015

Exercicio de Revisão do 1º Ano do Ensino Médio do 4º de 2015



1. Vimos que tanto os espanhóis, como os ingleses e portugueses, subjugaram violentamente a população nativa para garantir a dominação sobre suas terras. Levando-se em conta que os nativos eram a maioria, o que possibilitou a vitória europeia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização efetiva das terras, foram respectivamente:
a) O cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América espanhola.
b) A monocultura da cana-de-açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.
c) a monocultura da cana-de-açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
d) A mineração na América portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola.

3. Em relação à colonização inglesa na América, explique resumidamente as diferenças entre nas colônias do Norte e do Sul:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ­­­­­­­­____________

4. Na América Colonial Espanhola, quem eram:

a)     os Chapetones ou peninsulares?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)    os Criollos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)     os Cabildos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Na América Colonial Inglesa, o que o comercio triangular?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. Ao acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.

7. "(...) meu coração estremece de infinita alegria por ver que a terra onde nasci em breve não será pisada por um pé escravo. (...) Quando a humanidade jazia no obscurantismo, a escravidão era apanágio dos tiranos; hoje, que a civilização tem aberto brecha nas muralhas da ignorância e preconceitos, a liberdade desses infelizes é um emblema sublime (...). Esta festa é a precursora de uma conquista da luz contra as trevas, da verdade contra a mentira, da liberdade contra a escravidão." (ESTRELLA, Maria Augusta Generoso e Oliveira. "Discurso na Sessão Magna do Clube Abolicionista", 1872, Arquivo Público Estadual, Recife-PE.)
A escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade de trabalho.

Cite duas formas de resistência dos negros contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Cite 04 especiarias que viam do oriente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
   9.    Quando foi criado por Dom João III, o regime das Capitanias Hereditárias no Brasil?
  (A)   1534;
  (B)   1537;
  (C)   1540;
  (D)   1548;
  (E)    1555.
   10.   A primeira Vila fundada no Brasil, por Martim Afonso de Souza, em 1531 foi:
  (A)   Cabo Frio;
  (B)   Porto Seguro;
  (C)   São Sebastião do Rio de Janeiro;
  (D)   São Salvador;
  (E)    São Vicente.
   11.   Quais são os dois produtos utilizados como moeda de compra de escravos na África?
_______________________________________________________________________
   12.   A primeira Feitoria fundada no Brasil, por Gonçalo Coelho, em 1503 foi:
(A) Cabo Frio;
(B) Porto Seguro;
(C) São Sebastião do Rio de Janeiro;
(D) São Salvador;
(E) São Vicente.

13. Volte para o seu Lar – Composição: Arnaldo Antunes
(...) Aqui nessa tribo
Ninguém quer a sua catequização
Falamos a sua língua,
Mas não entendemos o seu sermão
(...) Volte para o seu lar
Volte para lá
Essa canção:
a) faz referência ao indígena que resiste ao contato com o estrangeiro
b) enaltece a cultura indígena.
c) faz referência ao resultado do contato dos índios com o europeu.
d) exalta a cultura europeia.

14. O continente americano, a partir do século XVI, passou a receber povos africanos que eram trazidos para serem empregados como mão de obra escrava nas grandes plantações e nas minas. Sobre a presença do africano nos primeiros anos da conquista portuguesa no Brasil é CORRETO afirmar que:
a) Tiveram muito contato com os nativos.
b) Foram levados para todas as regiões do país.
c) Sofreram preconceito por não se adaptarem ao Brasil.
d) Foram classificados como atrasados e inferiores.  

15. A primeira capital do Brasil foi:
a) Brasília.
b) Recife.
c) Rio de Janeiro.
d) Salvador.

16.  No governo geral. Qual era a função:
a) do Capitão-mor?


b) do Ouvidor-mor?


c) do Provedor-mor?


17.  O que vem a ser fidalgos no Brasil colônia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




18. Aponte três razões para o fracasso do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil colônias.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

19. O produto econômico utilizado para colonizar o Brasil foi:
(A) Algodão;
(B) Cacau;
(C) Café;
(D) Cana-de-açúcar.

20. A primeira Vila fundada no Brasil, por Martim Afonso de Souza, em 1531 foi:
(A) Cabo Frio;
(B) Porto Seguro;
(C) São Sebastião do Rio de Janeiro;
(D) São Salvador;
(E) São Vicente.


BOA SORTE!  E BOA PROVA!

Que Deus ilumine o seu caminho na prova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário