HISTÓRIA – ENEM 1999
1) Enem-Mec – Considere os textos abaixo.
(...) de modo particular, quero encorajar os
crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos
da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais
segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.
(Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et
Ratio aos bispos da igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)
As
verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.
(São Tomás de Aquino-pensador
medieval)
Refletindo
sobre os textos, pode-se concluir que:
(A) a
encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de
Aquino, refletindo a diferença de épocas.
(B) a
encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava
a razão natural acima da fé.
(C) a
Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.
(D) o
pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos
dias, não tem relação com o pensamento filosófico.
(E) tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino
procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.
2) Enem-Mec - Em dezembro de 1998,
um dos assuntos mais veiculados nos jornais era o que tratava da moeda única
européia. Leia a notícia destacada abaixo.
O
nascimento do Euro, a moeda única a ser adotada por onze países europeus a
partir de 1º de janeiro, possivelmente a mais importante realização deste
continente nos últimos dez anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim,
à reunificação das Alemanhas, à libertação dos países da Cortina de
Ferro e ao fim da União Soviética. Enquanto todos esses eventos têm a ver
com a desmontagem de estruturas do passado, o Euro é uma ousada aposta no
futuro e uma prova da vitalidade da sociedade Européia. A “Euroland”, região
abrangida por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França,
Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, tem um PIB (Produto Interno
Bruto) equivalente a quase 80% do americano, 289 milhões de consumidores e
responde por cerca de 20% do comércio internacional. Com este cacife, o Euro
vai disputar com o dólar a condição de moeda hegemônica.
(Gazeta
Mercantil, 30/12/1998) A matéria refere-se à “desmontagem das estruturas
do passado” que pode ser entendida como
(A) o fim da Guerra Fria, período de inquietação mundial que
dividiu o mundo em dois blocos ideológicos opostos.
(B) a
inserção de alguns países do Leste Europeu em organismos supranacionais, com
o intuito de exercer o controle ideológico no mundo.
(C) a
crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia levando à polarização
ideológica da antiga URSS.
(D) a confrontação
dos modelos socialista e capitalista para deter o processo de unificação das
duas Alemanhas.
(E) a
prosperidade das economias capitalista e socialista, com o conseqüente fim da
Guerra Fria entre EUA e a URSS.
3) Enem-Mec - Leia um texto
publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo
que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da
Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise
financeira no Brasil.
Deu no
que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não
havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma
crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104
bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em
nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de
1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população
ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de
aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos
bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que
passaram fome.
(Gazeta
Mercantil, 05/01/1999) Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929,
em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte
intenção:
(A) questionar
a interpretação da crise.
(B) comunicar
sobre o desemprego.
(C) instruir
o leitor sobre aplicações em bolsa de valores.
(D) relacionar os fatos passados e presentes.
(E) analisar
dados financeiros americanos.
4) Enem-Mec
- A tabela abaixo apresenta dados referentes à mortalidade infantil, à
porcentagem de famílias de baixa renda com crianças menores de 6 anos e às
taxas de analfabetismo das diferentes regiões brasileiras e do Brasil como um
todo.
tabela
Fonte: Folha
de S. Paulo, 11/03/99 * A mortalidade infantil indica o número de
crianças que morrem antes de completar um ano de idade para cada grupo de
1.000 crianças que nasceram vivas.
Suponha
que um grupo de alunos recebeu a tarefa de pesquisar fatores que interferem na
manutenção da saúde ou no desenvolvimento de doenças. O primeiro grupo
deveria colher dados que apoiassem a idéia de que combatendo-se agentes
biológicos e químicos garante-se a saúde. Já o segundo grupo deveria
coletar informações que reforçassem a idéia de que a saúde de um
indivíduo está diretamente relacionada à sua condição socioeconômica.
Os dados
da tabela podem ser utilizados apropriadamente para
(A) apoiar
apenas a argumentação do primeiro grupo.
(B) apoiar apenas a argumentação do segundo grupo.
(C) refutar
apenas a posição a ser defendida pelo segundo grupo.
(D) apoiar
a argumentação dos dois grupos.
(E) refutar
as posições a serem defendidas pelos dois grupos.
5) Enem-Mec - Em material para
análise de determinado marketing político, lê-se a seguinte
conclusão:
A
explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no
Terceiro Mundo, suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma
primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demográfico
dificulta o desenvolvimento econômico, já que provoca uma diminuição na
renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores
menos produtivos. Diante disso, o país deveria desenvolver uma rígida
política de controle de natalidade. Uma segunda, a teoria reformista,
argumenta que o problema não está na renda per capita e sim na distribuição
irregular da renda, que não permite o acesso à educação e saúde. Diante
disso o país deve promover a igualdade econômica e a justiça social.
Qual dos slogans
abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?
(A) “Controle populacional – nosso passaporte para o
desenvolvimento.”
(B) “Sem
reformas sociais o país se reproduz e não produz.”
(C) “População
abundante, país forte!”
(D) “O
crescimento gera fraternidade e riqueza para todos.”
(E) “Justiça
social, sinônimo de desenvolvimento.”
6) Enem-Mec - Qual dos slogans abaixo
poderia ser utilizado para defender o ponto de vista dos reformistas?
(A) “Controle
populacional já, ou o país não resistirá.”
(B) “Com saúde e educação, o planejamento familiar virá por
opção!”
(C) “População
controlada, país rico!”
(D) “Basta
mais gente, que o país vai para frente!”
(E) “População
menor, educação melhor!”
7) Enem-Mec – (...) Depois de
longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa
rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama.
Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam
primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor
do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se
quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas
duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns
homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar
alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os
seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por
matemáticos.
(COPÉRNICO,
N. De Revolutionibus orbium caelestium.)
Aqueles
que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em
um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa
teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três
vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma
investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por
demonstrações matemáticas.
O aspecto
a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
(A) a
fé como guia das descobertas.
(B) o
senso crítico para se chegar a Deus.
(C) a
limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
(D) a importância da experiência e da observação.
(E) o
princípio da autoridade e da tradição.
8) Enem-Mec - Uma pesquisadora
francesa produziu o seguinte texto para caracterizar nosso país:
O
Brasil, quinto país do mundo em extensão territorial, é o mais vasto do
hemisfério Sul. Ele faz parte essencialmente do mundo tropical, à exceção
de seus estados mais meridionais, ao sul de São Paulo. O Brasil dispõe de
vastos territórios subpovoados, como o da Amazônia, conhece também um
crescimento urbano extremamente rápido, índices de pobreza que não diminuem
e uma das sociedades mais desiguais do mundo. Qualificado de “terra de
contrastes”, o Brasil é um país moderno do Terceiro Mundo, com todas as
contradições que isso tem por conseqüência.
([Adaptado
de] DROULERS, Martine. Dictionnaire geopolitique des états. Organizado
por Yves Lacoste. Paris: Éditions Flamarion, 1995)
O Brasil
é qualificado como uma “terra de contrastes” por
(A) fazer
parte do mundo tropical, mas ter um crescimento urbano semelhante ao dos
países temperados.
(B) não
conseguir evitar seu rápido crescimento urbano, por ser um país com grande
extensão de fronteiras terrestres e de costa.
(C) possuir grandes diferenças sociais e regionais e ser
considerado um país moderno do Terceiro Mundo.
(D) possuir
vastos territórios subpovoados, apesar de não ter recursos econômicos e
tecnológicos para explorá-los.
(E) ter
elevados índices de pobreza, por ser um país com grande extensão territorial
e predomínio de atividades rurais.
9) Enem-Mec - Um dos maiores
problemas da atualidade é o aumento desenfreado do desemprego. O texto abaixo
destaca esta situação.
O
desemprego é hoje um fenômeno que atinge e preocupa o mundo todo. (...) A
onda de desemprego recente não é conjuntural, ou seja, provocada por crises
localizadas e temporárias. Está associada a mudanças estruturais na
economia, daí o nome de desemprego estrutural.
O
desemprego manifesta-se hoje na maioria das economias, incluindo a dos países
ricos. A OIT estima em 1 bilhão – um terço da força de trabalho mundial – o
número de desempregados em todo o mundo em 1998. Desse total, 150 milhões
encontram-se abertamente desempregados e entre 750 e 900 milhões estão
subempregados.
([CD-ROM]
Almanaque Abril 1999. São Paulo: Abril.)
Pode-se
compreender o desemprego estrutural em termos da internacionalização da
economia associada
(A) a
uma economia desaquecida que provoca ondas gigantescas de desemprego, gerando
revoltas e crises institucionais.
(B) ao
setor de serviços que se expande provocando ondas de desemprego no setor
industrial, atraindo essa mão-de-obra para este novo setor.
(C) ao
setor industrial que passa a produzir menos, buscando enxugar custos
provocando, com isso, demissões em larga escala.
(D) a novas formas de gerenciamento de produção e novas
tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que
não voltam.
(E) ao
emprego informal que cresce, já que uma parcela da população não tem
condições de regularizar o seu comércio.
10) Enem-Mec - A Revolução
Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do
homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as
fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes
portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham
da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das
vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito
lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para
oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se
afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação
trabalhista, estão relacionadas com
(A) a
expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos
constitucionais.
(B) a
expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por
trabalhadores especializados.
(C) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa
dos seus interesses.
(D) o
crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária
nos parlamentos.
(E) a
vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais
européias.
11) Enem-Mec - Viam-se de cima
as casas acavaladas umas pelas outras, formando ruas, contornando praças. As
chaminés principiavam a fumar; deslizavam as carrocinhas multicores dos
padeiros; as vacas de leite caminhavam com o seu passo vagaroso, parando à
porta dos fregueses, tilintando o chocalho; os quiosques vendiam café a homens
de jaqueta e chapéu desabado; cruzavam- se na rua os libertinos retardios com
os operários que se levantavam para a obrigação; ouvia-se o ruído estalado
dos carros de água, o rodar monótono dos bondes.
(AZEVEDO,
Aluísio de. Casa de Pensão. São Paulo: Martins, 1973) O trecho,
retirado de romance escrito em 1884, descreve o cotidiano de uma cidade, no
seguinte contexto:
(A) a convivência entre elementos de uma economia agrária e
os de uma economia industrial indicam o início da industrialização no
Brasil, no século XIX.
(B) desde
o século XVIII, a principal atividade da economia brasileira era industrial,
como se observa no cotidiano descrito.
(C) apesar
de a industrialização ter-se iniciado no século XIX, ela continuou a ser uma
atividade pouco desenvolvida no Brasil.
(D) apesar
da industrialização, muitos operários levantavam cedo, porque iam
diariamente para o campo desenvolver atividades rurais.
(E) a
vida urbana, caracterizada pelo cotidiano apresentado no texto, ignora a
industrialização existente na época.
12) Enem-Mec - Os 45 anos que
vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não
foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em
duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar
disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela
situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.
(HOBSBAWM,
Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996) O
período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como
aquele momento histórico em que houve
(A) corrida
armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a
Primeira Guerra Mundial.
(B) domínio
dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
(C) choque
ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os
anos 30.
(D) disputa
pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais,
como a China e o Japão.
(E) constante confronto das duas superpotências que emergiram
da Segunda Guerra Mundial.
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