HISTÓRIA – ENEM 1998
1. Enem-Mec
- As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente
visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente,
assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias
áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da idéia de interferência
estatal na economia, do “Estado de Bem-Estar”, da assistência social ampla e
emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa
defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil,
onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista
do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem
sempre a população concorda.
Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar
Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar
o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder.
O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única
européia será o fim do Marco Alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a
desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas
recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O
secretário Geral do FDP, Guido Westerwelle declarou: Começou o fim da era
Kohl!
A Alemanha ajuda
a concretizar o bloco econômico da União Européia. A participação neste
bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que:
a) dificulta a livre iniciativa
econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha.
b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães.
c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa.
b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães.
c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa.
d) garanta o emprego, na Alemanha,
pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União
Européia.
e) por meio da união de
esforços com os o países da União Européia, permita à economia alemã
concorrer em melhores condições com países de fora da União Europeia.
2. Enem-Mec - A figura de Getúlio
Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à
complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante
um longo período de quinze anos (1930- 1945). Foram anos de grandes e
importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque
dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no
Brasil como a "Era Vargas".
Entretanto,
Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como
um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos
Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um
intervencionista e amigo das elites.
Considerando as
colocações acima, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa
correta:
Provavelmente
você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo
valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de
uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções
abaixo. Assinale-a.
a) Um dos grupos está totalmente
errado, uma vez que a permanência no poder depende de idéias coerentes e de
uma política contínua.
b) O grupo que acusa Vargas de ser
ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica
favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras
forçado pelas circunstâncias.
c) Os dois grupos estão certos.
Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele
foi um governante apático e fraco - um verdadeiro marionete nas mãos das
elites da época.
d) O grupo que defende Vargas como
um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas
nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política
populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.
e) Os dois grupos estão
errados, por assumirem características parciais e, às vezes conjunturais,
como sendo posturas definitivas e absolutas.
Habilidade: 20
3. Enem-Mec - Depois de estudar as migrações, no Brasil,
você lê o seguinte texto:
O
Brasil, por suas características de crescimento econômico, e apesar da crise
e do retrocesso das últimas décadas, é classificado como um país moderno.
Tal conceito pode ser, na verdade, questionado se levarmos em conta os
indicadores sociais: o grande número de desempregados, o índice de
analfabetismo, o déficit de moradia, o sucateamento da saúde, enfim, a
avalanche de brasileiros envolvidos e tragados num processo de repetidas
migrações (...)
(adap.Valin,1996,
pág.50 Migrações: da perda de terra à exclusão social.SP. Atuali, 1996).
Analisando
os indicadores citados no texto, você pode afirmar que:
a) o
grande número de desempregados no Brasil está exclusivamente ligado ao grande
aumento da população.
b) existe
uma “exclusão social” que é resultado da grande concorrência existente entre
a mão-de-obra qualificada.
c) o
déficit da moradia está intimamente ligado à falta de espaços nas cidades
grandes.
d) os trabalhadores brasileiros não qualificados engrossam as fileiras dos “ excluídos” .
d) os trabalhadores brasileiros não qualificados engrossam as fileiras dos “ excluídos” .
e) por
conta do crescimento econômico do país, os trabalhadores pertencem à
categoria de mão-de-obra qualificada.
4. Enem-Mec - Um dos fenômenos
mais discutidos e polêmicos da atualidade é a “ Globalização” , a qual
impacta de forma negativa:
a) na
mão-de-obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório.
b) nos
países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional.
c) no
desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos.
d) nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da “
exclusão social” .
e) na
mão-de-obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e
fazendo os salários caírem vertiginosamente.
5. Enem-Mec - Você está fazendo uma pesquisa sobre
a globalização e lê a seguinte passagem, em um livro:
A
SOCIEDADE GLOBAL
As
pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de
bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo
mundial, globalizado.
Suponhamos
que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald’s.
Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num
ônibus de marca Mercedes.
Ao
chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclip de Michael
Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG
Ariola Discos em seu equipamento AIWA.
Veja
quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de
algumas horas.
Adap.
Praxedes et alli, 1997. O MERCOSUL. SP, Ed. Ática, 1997.
Com
base no texto e em seus conhecimentos de Geografia e História, marque a
resposta correta.
a) O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades
culturais dos povos da terra.
b) A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.
b) A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.
c) A
globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos
nacionalistas de forte cunho cultural e divisionista.
d) O
capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.
e) Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.
e) Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.
6. Enem-Mec - A leitura do texto
ajuda você a compreender que:
I. a globalização é um processo ideal para
garantir o acesso a bens e serviços para toda a população.
II. a globalização é um fenômeno econômico e,
ao mesmo tempo, cultural.
III. a globalização favorece a manutenção da
diversidade de costumes.
IV. filmes, programas de TV e música são
mercadorias como quaisquer outras.
V. as sedes das empresas transnacionais mencionadas
são os EUA, Europa Ocidental e Japão.
Destas
afirmativas estão corretas:
a) I, II
e IV, apenas.
b) II,IV e V, apenas.
c) II,
III e IV, apenas.
d) I, III
e IV, apenas.
e) III,
IV e V, apenas.
7. Enem-Mec - Em uma disputa por terras, em Mato
Grosso do Sul, dois depoimentos são colhidos: o do proprietário de uma
fazenda e o de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras:
Depoimento
1
“A
minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados.
Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados
pelos comunistas. Minha resposta será à bala. Esse povo tem que saber que a
Constituição do Brasil garante a propriedade privada. Além disso, se esse
governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária terá que pagar, em
dinheiro, o valor que eu quero.” Proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do
Sul.
Depoimento
2
“Sempre
lutei muito. Minha família veio para a cidade porque fui despedido quando as
máquinas chegaram lá na Usina. Seu moço, acontece que eu sou um homem da
terra. Olho pro céu, sei quando é tempo de plantar e de colher. Na cidade
não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei
que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem um valor social. Ela é feita
para produzir alimento. O que o homem come vem da terra. O que é duro é ver
que aqueles que possuem muita terra e não dependem dela para sobreviver, pouco
se preocupam em produzir nela.” – integrante do Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra (MST), de Corumbá – MS.
A
partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para defender a
posição do proprietário de terras são:
I. A Constituição do país garante o direito à
propriedade privada, portanto, invadir terras é crime.
II. O MST é um movimento político controlado por
partidos políticos.
III. As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias
que as possuem.
IV. Este
é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça.
Estão
corretas as proposições:
a) I,
apenas.
b) I e
IV, apenas.
c) II e
IV, apenas.
d) I , II e III, apenas.
e) I, III
e IV, apenas.
8. Enem-Mec
- A partir da leitura do depoimento 2, quais os argumentos utilizados para
defender a posição de um trabalhador rural sem terra?
I. A distribuição mais justa da terra no país
está sendo resolvida, apesar de que muitos ainda não têm acesso a ela.
II. A terra é para quem trabalha nela e não para
quem a acumula como bem material.
III. É necessário que se suprima o valor social da
terra.
IV. A mecanização do campo acarreta a dispensa de
mão-de-obra rural.
Estão
corretas as proposições:
a) I,
apenas.
b) II, apenas.
c) II e
IV, apenas.
d) I, II
e III, apenas.
e) III,
I, IV, apenas.
9. Enem-Mec - Você está estudando o abolicionismo
no Brasil e ficou perplexo ao ler o seguinte documento:
Texto
1
Discurso
do deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira – Brasil 1879
No
dia 5 de março de 1879, o deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira,
discursando na Câmara, afirmou que era preciso que o poder público olhasse
para a condição de um milhão de brasileiros, que jazem ainda no cativeiro.
Nessa altura do discurso foi aparteado por um deputado que disse: “
BRASILEIROS, NÃO” .
Em seguida, você tomou conhecimento da existência
do Projeto Axé (Bahia), nos seguintes termos:
Texto
2
Projeto
Axé, Lição de cidadania – 1998 – Brasil
Na
língua africana Iorubá, axé significa força mágica. Em Salvador, Bahia, o
Projeto Axé conseguiu fazer, em apenas três anos, o que sucessivos governos
não foram capazes: a um custo dez vezes inferior ao de projetos
governamentais, ajuda meninos e meninas de rua a construírem projetos de vida,
transformando-os de pivetes em cidadãos. A receita do Axé é simples:
competência pedagógica, administração eficiente, respeito pelo menino,
incentivo, formação e bons salários para os educadores. Criado em 1991 pelo
advogado e pedagogo italiano Cesare de Florio La Rocca, o Axé atende hoje a
mais de duas mil crianças e adolescentes. A cultura afro, forte presença na
Bahia, dá o tom do Projeto Erê (entidade criança do candomblé), a parte
cultural do Axé. Os meninos participam da banda mirim do Olodum, do Ilé Ayê
e de outros blocos, jogam capoeira e têm um grupo de teatro. Todas as
atividades são remuneradas. Além da bolsa semanal, as crianças têm
alimentação, uniforme e vale-transporte.
Com
a leitura dos dois textos, você descobriu que a cidadania:
a) jamais
foi negada aos cativos e seus descendentes.
b) foi
obtida pelos ex-escravos tâo logo a abolição fora decretada.
c) nâo
era incompatível com a escravidão.
d) ainda hoje continua incompleta para milhões de brasileiros.
e)
consiste no direito de eleger deputados.
10. Enem-Mec A América Latina dos últimos anos insere-se
num processo de democratização, oferecendo algumas oportunidades de
crescimento econômico-social num contexto de liberdade e dependência
econômica internacional. Cuba continua caracterizada por uma organização
própria com restrições à liberdade econômica e política, crescimento em
alguns aspectos sociais e um embargo econômico americano datado de 1962. Em
1998, o Papa João Paulo II visitou Cuba e depois disse ao cardeal Jaime
Ortega, arcebispo de Havana, e a 13 bispos em visita ao Vaticano que apreciou
as mudanças realizadas em Cuba após sua visita à ilha e espera que sejam
criados novos espaços legais e sociais, para que a sociedade civil de Cuba
possa crescer em autonomia e participação. A resposta internacional ao
intercâmbio com Cuba foi boa, mas as autoridades locais mostraram pouco
entusiasmo, não estando dispostas a abandonar o sistema socialista
monopartidário.
A
maioria dos países latino-americanos tem se envolvido, nos últimos anos, em
processos de formação socioeconômicos caracterizados por:
a) um
processo de democratização à semelhança de Cuba.
b)
restrições legais generalizadas à ação da Igreja no continente.
c) um
processo de desenvolvimento econômico com restrições generalizadas à
liberdade política.
d)
excelentes níveis de crescimento econômico.
e) democratização e oferecimento de algumas oportunidades de
crescimento econômico.
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